Área de soja em rotação com a cana cresce 52% no noroeste de SP

soja 25 3 19
Soja sobre plantada de cana é viável no noroeste paulista – Embrapa

O plantio de soja em terras onde se cultiva cana-de-açúcar já é uma realidade no noroeste do estado de São Paulo e desperta cada vez mais o interesse dos produtores. Na região, a área ocupada com a oleaginosa cresceu 52% no último ciclo, passando de 1.150 hectares para 2.400 na safra atual.

A viabilidade da soja na região será tema de encontro técnico nesta sexta-feira (29) de Paranapuã, a 610 quilômetros da cidade de São Paulo. O Dia de Campo está é uma promoção de produtores ligados à Aprosoja São Paulo, em parceria com a prefeitura do municípoio, o governo do estado e empresas locais.

Durante o Dia de Campo, pesquisadores apresentarão experimentos com 14 variedades de soja e darão orientações sobre o cultivo da oleaginosa e suas características.

Conforme o realizador do evento, o produtor Edivaldo Manttuy, o objetivo é mostrar a viabilidade da soja sobre a palhada de cana. Segundo ele, através de parcerias, usinas de cana da microrregião de Jales têm arrendando áreas para o plantio de soja na palhada de cana.

“É um sistema mais lucrativo do que o convencional, pois o solo já está mais corrigido, exigindo menos fertilizantes. A produtividade média de soja está em cerca de 60 sacas por hectare, com picos de 72 a 75 sacas/ha em alguns casos”, afirma o produtor rural.

O evento tem início às 9h com a palestra “Técnicas adequadas no plantio de soja na palhada da cana”, a ser ministrada pelo professor Jorge Luiz Hipólito, do Núcleo de Produção de Sementes (NPS) de Araçatuba, vinculado à Secretaria de Agricultura e Abastecimento. São esperados entre 80 e 100 produtores e pesquisadores.

SERVIÇO:

Dia de Campo em Paranapuã (SP)

Data: Sexta-feira (29/3), a partir das 9h

Local: Sítio Santa Lourdes (Rodovia Odilon Nogueira, entre Mesópolis e Paranapuã)

Mais informações: Edivaldo Manttuy (17) 99747.7247

AGROemDIA

O AGROemDIA é um site especializado no agrojornalismo, produzido por jornalistas com anos de experiência na cobertura do agro. Seu foco é a agropecuária, a agroindústria, a agricultura urbana, a agroecologia, a agricultura orgânica, a assistência técnica e a extensão rural, o cooperativismo, o meio ambiente, a pesquisa e a inovação tecnológica, o comércio exterior e as políticas públicas voltadas ao setor. O AGROemDIA é produzido em Brasília. E-mail: contato@agroemdia.com.br - (61) 99244.6832

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: