Banco do Brasil deve pôr o pé no freio no crédito rural

logo bb 25 3 19

O Banco do Brasil deve perder o protagonismo no crédito agrícola, informa nesta segunda-feira (25) o Valor Econômico. O governo, acrescenta o jornal, quer diminuir o papel do BB no crédito agrícola para abrir espaço aos bancos privados. Conforme dados do Banco Central (BC), a participação do BB no financiamento rural foi de 57,4% no ano passado.

A orientação do governo é que o BB siga o modelo do BNDES e diminua seu tamanho, permitindo que os bancos privados ganhem terreno no setor, segundo reportagem assinada pelos repórteres Fabio Graner, Cristiano Zaia e Fábio Pupo. O BB já reduziu as operações no crédito subsidiado e deve fazer o mesmo em relação às taxas livres.

Na avaliação do jornal, a nova postura pode ser vista como o início de um processo de desmonte do BB no crédito para a área rural. No entanto, esclarece o Valor, a mudança não deve ser implementada de forma brusca, mas gradualmente.

Ao Valor, o presidente do BB, Rubem Novaes, reconheceu que o banco deve perder participação de mercado. Ainda de de acordo com o jornal, o Ministério da Agricultura concorda em ampliar a participação dos bancos privados no crédito rural, por meio de regras regulatórias.

Para o presidente da Comissão Nacional de Política Agrícola da CNA, José Mário Schreiner, não há obstáculo em diminuir a oferta de crédito rural do BB, mas é preciso ter uma política de fortalecimento do seguro rural, informa o Valor.

AGROemDIA

O AGROemDIA é um site especializado no agrojornalismo, produzido por jornalistas com anos de experiência na cobertura do agro. Seu foco é a agropecuária, a agroindústria, a agricultura urbana, a agroecologia, a agricultura orgânica, a assistência técnica e a extensão rural, o cooperativismo, o meio ambiente, a pesquisa e a inovação tecnológica, o comércio exterior e as políticas públicas voltadas ao setor. O AGROemDIA é produzido em Brasília. E-mail: contato@agroemdia.com.br - (61) 99244.6832

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: