Maior criador de bovinos do país, MT agora também é líder em produtividade

bovinos 29 3 19 josimar do nascimento embrapa
Pecuária de MT supera SP também em produtividade – Josimar do Nascimento//Embrapa

Maior produtor de animais do Brasil, o estado de Mato Grosso agora lidera também o ranking da produtividade. Segundo dados do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), em 2018, a produtividade mato-grossense atingiu 266,36 quilogramas de carne por animal, em média (considerando-se os abates de bois, vacas, novilhos e novilhas), superando São Paulo, que liderava o ranking nacional desde 2012.

No ano passado, ainda de acordo com o IBGE, a produtividade média nacional foi de 249,23 quilos/animal, 0,21% superior à de 2017. Assim, a produtividade média mato-grossense em 2018 ficou 6,87% acima da média Brasil. A paulista, por sua vez, ficou 6,65% superior à média brasileira.

De acordo com levantamento do Cepea, o crescimento da produtividade em Mato Grosso está atrelado aos implementos de melhores práticas de manejo e de genética e, principalmente, à alimentação abundante.

Do Cepea

AGROemDIA

O AGROemDIA é um site especializado no agrojornalismo, produzido por jornalistas com anos de experiência na cobertura do agro. Seu foco é a agropecuária, a agroindústria, a agricultura urbana, a agroecologia, a agricultura orgânica, a assistência técnica e a extensão rural, o cooperativismo, o meio ambiente, a pesquisa e a inovação tecnológica, o comércio exterior e as políticas públicas voltadas ao setor. O AGROemDIA é produzido em Brasília. E-mail: contato@agroemdia.com.br - (61) 99244.6832

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: