ExpoBrasília debaterá importância das sementes de alta qualidade nas lavouras

soja semente embrapa 4 4 19
Planalto Central tem clima favorável à produção de sementes de alta qualidade – Embrapa

O sucesso de uma lavoura depende do uso de sementes de alta qualidade. Segundo especialistas, sementes de grande vigor proporcionam acréscimos de até 35% no rendimento dos grãos em relação daqueles que têm baixo vigor. Esse é um dos temas que será abordado durante a ExpoBrasília 2019, que ocorre de 14 a 18 de maio, no Parque Ivaldo Cenci, PAD-DF, Br-251, Km 5, Brasília.

Sementes de boa procedência e certificadas resultam em plântulas fortes e vigorosas. Consequentemente, a lavoura terá menos problemas com a incidência de plantas daninhas, menor necessidade de herbicidas, o que garante uma lavoura com maior desempenho de plantas e maior produtividade.

De acordo com Clênio Silva, gerente de Produção da Dois Marcos, sementes de alta qualidade proporcionam velocidade de emergência das plântulas (vigor) e do desenvolvimento da lavoura.

“Além disso, as lavouras oriundas dessas sementes sofrem menos impactos proporcionados por possíveis intempéries climáticas e também há uma garantia de população ideal para lavoura, consequentemente, ocorre um aumento na produtividade dos grãos”, afirma Clênio.

Conforme o gerente da Produção da Dois Marcos, na hora de escolher as sementes, o produtor deve estar atento e exigir alto padrão de vigor e germinação nos lotes de sementes adquiridos, além de confiança no produtor e revendedor das sementes.

Já para Jhonatan de Lima, diretor comercial da FT Sementes, o ideal é que o produtor fique atento não só a origem da semente, que deve ter altas taxas de vigor, mas também “à germinação e sanidade, bem como garantias de purezas física e varietal”.

Ainda segundo o diretor da FT Sementes, a importância de uma boa semente na hora do plantio está no potencial fisiológico na semeadura. “A qualidade é essencial para maior porcentagem, uniformidade e velocidade da emergência de plântulas nas lavouras de soja, aspecto fundamental, que contribui para que sejam alcançados altos níveis de produtividade.”

Planalto Central

A região do Distrito Federal, que tem índices significativos de produtividade, reúne condições importantes para se produzir sementes de alto desempenho, como a altitude, acima de 1.000 metros, temperaturas amenas no final do ciclo da cultura e a baixa umidade relativa do ar durante o período de armazenamento, o que favorece a qualidade do material produzido.

Na avaliação do produtor Paulo Jacó, que cultiva soja, milho e sorgo em uma área de 100 hectares na região do Programa de Assentamento Dirigido do Distrito Federal (PAD-DF), o mais importante em uma semente é o vigor. “Germinar, qualquer semente germina, mas o diferencial é o vigor da semente, que vai gerar bons resultados, como planta forte, robusta, de qualidade e boa produtividade.”

Mercado

O mercado de sementes no Brasil movimenta R$ 10 bilhões ao ano, informa a Associação Brasileira de Sementes e Mudas (Abrasem), e abriga a terceira maior indústria do mundo, atrás de Estados Unidos e China. A atividade é considerada uma das responsáveis pelo aumento da produtividade no país.

Além de grandes empresas privadas que dominam uma boa fatia desse mercado, a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), vinculada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), é detentora de um amplo programa de melhoramento genético e participa, ao longo dos anos, do mercado de genética vegetal, inserindo, por meio de sementes e propágulos, as cultivares desenvolvidas pelos programas de melhoramento da empresa.

A Embrapa também tem contribuído de forma significativa para a construção da liderança do Brasil em agricultura tropical.

AgroBrasília

A Feira Internacional dos Cerrados apresentará as últimas novidades em pesquisas sobre melhoramento genético, além de reunir as maiores empresas do setor. Uma grande oportunidade para os profissionais do agronegócio, enfatiza a organização da exposição.

“Vamos levar aos nossos clientes o que a Dois Marcos tem de melhor: sementes de alta qualidade e cultivares com alto teto produtivo e também trocar informações da atualidade com parceiros e clientes”, pontua Clênio.

SERVIÇO:

AgroBrasília 2019

Data: 14 a 18 de maio de 2019

Local: Parque Ivaldo Cenci, PAD-DF, BR-251, Km 5, Brasília-DF

Da Ascom/ExpoBrasília

AGROemDIA

O AGROemDIA é um site especializado no agrojornalismo, produzido por jornalistas com anos de experiência na cobertura do agro. Seu foco é a agropecuária, a agroindústria, a agricultura urbana, a agroecologia, a agricultura orgânica, a assistência técnica e a extensão rural, o cooperativismo, o meio ambiente, a pesquisa e a inovação tecnológica, o comércio exterior e as políticas públicas voltadas ao setor. O AGROemDIA é produzido em Brasília. E-mail: contato@agroemdia.com.br - (61) 99244.6832

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: