Safra brasileira de grãos é estimada em 235,3 milhões de t, aumento de 3,4%

soja agecia noticias parana 11 4 19
Soja lidera produção brasileira de grãos – Agência Estadual de Notícias/PR

Com variação positiva de 3,4% em relação à temporada passada e um aumento de 7,7 milhões de toneladas, a produção de grãos no Brasil no ciclo 2018/2019 deve alcançar 235,3 milhões de toneladas. A estimativa consta do 7º levantamento de safra da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), divulgado nesta quinta-feira (11). Caso o volume se confirme, essa será a segunda maior marca da série histórica da safra brasileira de grãos.

Soja, milho, arroz e algodão, as principais culturas produzidas no país, representam 94,5% da safra. O aumento de área dessas culturas, com exceção do arroz, contribuiu para a elevação de 2,1% em relação à safra anterior, chegando à marca de 63 milhões de hectares.

Quanto à produção, a soja é estimada em 113,8 milhões de toneladas, podendo alcançar o título de terceira maior safra da série histórica, mesmo com uma redução de 4,6% frente à safra anterior, que foi até agora o maior recorde. A área plantada da soja nesta safra cresceu 1,8%, correspondendo ao plantio de 35 milhões de hectares.

O que também contribuiu muito para o bom desempenho da safra atual foi a melhora da produção de milho na segunda safra. A colheita prevista do milho total em 94 milhões de toneladas representa aumento de 16,5% comparado à última safra, com a ajuda do milho segunda safra, que registra cerca de 68,1 milhões de toneladas.

Segundo o superintendente de Informações do Agronegócios da Conab, Cleverton Santana, o resultado tem como aliado o aumento de área. “Enquanto o milho primeira safra perdeu espaço para feijão, cana-de-açúcar e pastagens, o outro foi favorecido pela antecipação da colheita da soja e pela possibilidade do aproveitamento integral da janela climática, criando a expectativa de bons rendimentos na lavoura”, enfatiza. “A área da primeira safra sofreu uma redução de 1,3%, mas o da segunda cresceu 6,1% referente ao período anterior.”

Em relação a outras culturas, o algodão em pluma pode alcançar 2,6 milhões de toneladas, com uma elevação de cerca de 32% frente à safra 2017/18, e com acréscimo de 35% na área plantada, chegando a 1,17 milhão de hectares. Já o arroz registrou uma produção de 10,7 milhões de toneladas, com queda de 11,7% na área, que também sofreu redução de 13,5%.

Acesse a íntegra do Boletim: 7º Levantamento – Safra 2018/19

Da Conab, com redação

AGROemDIA

O AGROemDIA é um site especializado no agrojornalismo, produzido por jornalistas com anos de experiência na cobertura do agro. Seu foco é a agropecuária, a agroindústria, a agricultura urbana, a agroecologia, a agricultura orgânica, a assistência técnica e a extensão rural, o cooperativismo, o meio ambiente, a pesquisa e a inovação tecnológica, o comércio exterior e as políticas públicas voltadas ao setor. O AGROemDIA é produzido em Brasília. E-mail: contato@agroemdia.com.br - (61) 99244.6832

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: