Mapa apoiará produtores de erva-mate com novos programas

hamm tereza crisrtina chimarao 23 5 19
Tereza Cristina, com Hamm: Governo lançará ações para incentivar setor – Gilkiane Cargnelutti

A Secretaria de Agricultura Familiar do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) está desenvolvendo novos programas para beneficiar produtores que se dedicam ao cultivo de erva-mate, segundo o deputado Afonso Hamm (PP-RS). Nesta semana, o parlamentar e representantes do setor estiveram reunidos com a ministra Tereza Cristina para apresentar pedidos voltados ao fortalecimento da produção, industrialização e comercialização da erva-mate.

Segundo Hamm, que integra a Frente Parlamentar da Agropecuária (FPA), um dos temas da reunião, nessa quarta-feira (22), foi a Política Nacional da Erva-Mate. O deputado é autor da Lei 13.971/2019, que institui políticas públicas para a cadeia produtiva da erva-mate.

“Tivemos a garantira da ministra que algumas medidas serão contempladas no Plana Safra 2019/2020. Outras ações nós vamos discutir na Câmara Setorial da Erva-Mate, a fim de implantá-las ao longo dos próximos meses. O Ministério da Agricultura valoriza e reconhece a importância do setor para a economia do país”, disse Hamm.

tereza cristina hamm representantes erva mate 23 5 19
Representantes da cadeia produtiva apresentam pedidos à ministra da Agricultura – Divulgação

No encontro, informou Haam, por meio de nota, a ministra falou que novos programas estão sendo desenvolvidos pela Secretária de Agricultura Familiar para apoiar os produtores de erva-mate.

Além do parlamentar participaram da reunião com a ministra o presidente do Sindimate/RS, Álvaro Pompermayer, o vice-presidente do Sindimate/SC, Luís César Fuck, representantes do Ibramate, do Sindimate/MS, a sócia-proprietária da ervateira Yacuy, Juliana Fuck, prefeitos e membros da Câmara Setorial da Erva-Mate.

Também estiveram da reunião o prefeito de Jacutinga/RS, Carlos Alberto Bordin (Beto), o prefeito de Novo Barreiro/RS, Edinaldo Rossetto (Tito), o prefeito de Bituruna/PR, Claudinei de Paula, e o deputado estadual do Santa Catarina Émerson Bacil. Eles reforçaram a relevância do setor para o RS, SC, PR e MS, principais polos produtores de erva-mate do país.

 

AGROemDIA

O AGROemDIA é um site especializado no agrojornalismo, produzido por jornalistas com anos de experiência na cobertura do agro. Seu foco é a agropecuária, a agroindústria, a agricultura urbana, a agroecologia, a agricultura orgânica, a assistência técnica e a extensão rural, o cooperativismo, o meio ambiente, a pesquisa e a inovação tecnológica, o comércio exterior e as políticas públicas voltadas ao setor. O AGROemDIA é produzido em Brasília. E-mail: contato@agroemdia.com.br - (61) 99244.6832

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: