Câmara debate calote cubano de cerca de R$ 120 milhões a agroindústrias

A pedido do deputado Jerônimo Goergen (PP-RS), a Comissão de Agricultura, Pecuária, Abastecimento e Desenvolvimento Rural realizará audiência pública na próxima a terça-feira (4) para debater a falta de pagamento dos recursos da linha Proex às agroindústrias brasileiras que exportaram para Cuba. Os exportadores já acumulam prejuízos de cerca de R$ 120 milhões, assinala o parlamentar.
Segundo Jerônimo, empresas brasileiras exportadoras de alimentos para Cuba estão sem receber pelos seus produtos comercializados. “Esse problema está associado ao Programa de Financiamento de Exportações [Proex], iniciativa do governo federal que apoia exportações de bens e serviços.”
Ainda segundo o deputado, importadores cubanos estão se valendo de um subterfúgio comercial para não pagar os valores devidos ao Proex. “São grandes valores que estão deixando de ser pagos pelas empresas cubanas e pelo próprio governo de Cuba.”
Foram convidados para o debate representantes do Ministério da Economia; do Tesouro Nacional; da Procuradoria-Geral da Fazenda Nacional; do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento; do Ministério das Relações Exteriores; e do Banco do Brasil.
Hora e local
A audiência será às 11 horas, no plenário 6.
Da redação, com Agência Câmara Notícias