Câmara debate calote cubano de cerca de R$ 120 milhões a agroindústrias

jeronimo reila maria agencia camara
Jerônimo Goergen quer solução para o pagamento das dívidas de importadores de Cuba          Reila Maria/Câmara dos Deputados

A pedido do deputado Jerônimo Goergen (PP-RS), a Comissão de Agricultura, Pecuária, Abastecimento e Desenvolvimento Rural realizará audiência pública na próxima a terça-feira (4) para debater a falta de pagamento dos recursos da linha Proex às agroindústrias brasileiras que exportaram para Cuba. Os exportadores já acumulam prejuízos de cerca de R$ 120 milhões, assinala o parlamentar.

Segundo Jerônimo, empresas brasileiras exportadoras de alimentos para Cuba estão sem receber pelos seus produtos comercializados. “Esse problema está associado ao Programa de Financiamento de Exportações [Proex], iniciativa do governo federal que apoia exportações de bens e serviços.”

Ainda segundo o deputado, importadores cubanos estão se valendo de um subterfúgio comercial para não pagar os valores devidos ao Proex. “São grandes valores que estão deixando de ser pagos pelas empresas cubanas e pelo próprio governo de Cuba.”

Foram convidados para o debate representantes do Ministério da Economia; do Tesouro Nacional; da Procuradoria-Geral da Fazenda Nacional; do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento; do Ministério das Relações Exteriores; e do Banco do Brasil.

Hora e local

A audiência será às 11 horas, no plenário 6.

Da redação, com Agência Câmara Notícias

AGROemDIA

O AGROemDIA é um site especializado no agrojornalismo, produzido por jornalistas com anos de experiência na cobertura do agro. Seu foco é a agropecuária, a agroindústria, a agricultura urbana, a agroecologia, a agricultura orgânica, a assistência técnica e a extensão rural, o cooperativismo, o meio ambiente, a pesquisa e a inovação tecnológica, o comércio exterior e as políticas públicas voltadas ao setor. O AGROemDIA é produzido em Brasília. E-mail: contato@agroemdia.com.br - (61) 99244.6832

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: