Lançamento do Plano Safra 2019/2020 é adiado pelo governo

 

maquina lavoura df 10 3 19 elio rizzo
Demora no anúncio da política de crédito rural prejudica produtores – Elio Rizzo/AGROemDIA

O governo adiou o lançamento do Plano Safra 2019/2020, previsto inicialmente para 12 de junho. Segundo o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), a decisão foi tomada após a Comissão Mista de Orçamento (CMO) do Congresso Nacional não votar a autorização de operações suplementares de crédito, de R$ 248,9 bilhões. Parte desses recursos deveria ser destinada à política de financiamento da produção agropecuária.

A expectativa agora, informou a Agência Reuters nessa quinta-feira (6), é que a CMO aprove as operações de crédito na próxima sessão, no dia 11. Com isso, o Plano Safra poderá ser anunciado a partir da semana seguinte. Do valor que for liberado pelo governo, R$ 10 bilhões serão para equalização das taxas de juros aos produtores rurais.

Os recursos do plano se destinam ao financiamento de custeio, comercialização e investimentos no agronegócio. A demora no anúncio atrapalha o planejamento da safra de grãos, cujo plantio começa em setembro, e causa apreensão entre agricultores e pecuaristas, que também têm manifestado preocupação com o endividamento do setor e com os altos custos de produção.

“Vamos esperar o Congresso aprovar para depois marcar a data [de lançamento]. Mas o anúncio do Plano Safra, em si, não é o importante, isto pode acontecer lá na última semana do mês, o que precisamos mesmo é termos a garantia de que o dinheiro estará nos bancos a partir de julho”, disse o secretário de Política Agrícola do ministério, Eduardo Sampaio Marques, ao Correio do Povo, do Rio Grande do Sul.

Da redação, com Agência Reuters e Correio do Povo

AGROemDIA

O AGROemDIA é um site especializado no agrojornalismo, produzido por jornalistas com anos de experiência na cobertura do agro. Seu foco é a agropecuária, a agroindústria, a agricultura urbana, a agroecologia, a agricultura orgânica, a assistência técnica e a extensão rural, o cooperativismo, o meio ambiente, a pesquisa e a inovação tecnológica, o comércio exterior e as políticas públicas voltadas ao setor. O AGROemDIA é produzido em Brasília. E-mail: contato@agroemdia.com.br - (61) 99244.6832

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: