Brasil retoma exportações de carne bovina para a China

exportacao-carne-bovina-13-6-appa divulgacao
Mercado chinês volta a importar o produto brasileiro – APPA/Divulgação

A China vai retomar as importações de carne bovina do Brasil, informou o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) nesta quinta-feira (13). Os embarques estavam suspensos desde o dia 3 de junho em consequência da notificação de um caso atípico de Encefalopatia Espongiforme Bovina (EEB) – popularmente conhecida como doença da vaca louca – em Mato Grosso.

A China é o único país, entre os importadores do Brasil, que tem protocolo sanitário que exige a suspensão temporária das importações de carne quando detectado caso atípico de EEB. A ministra da Agricultura, Tereza Cristina, recebeu a informação sobre a reabertura do mercado chinês nesta madrugada. Ela reafirmou que continuará negociando um novo protocolo com as autoridades sanitárias chinesas.

A doença foi constatada em uma vaca de corte, com idade de 17 anos. Todo o material de risco específico para EEB foi removido do animal durante o abate de emergência e incinerado no próprio matadouro. Outros produtos derivados do animal foram identificados, localizados e apreendidos preventivamente, não havendo ingresso de nenhum produto na cadeia alimentar humana ou de ruminantes. “Não havia, portanto, risco para a população”, destaca nota divulgada pelo Mapa.

A Organização Mundial de Saúde Animal (OIE) concluiu, no último dia 3, o pedido de informações complementares do Brasil sobre o caso, o que mostra que não há risco sanitário.  As exportações de carne bovina continuaram normalmente para os demais países, segundo o Mapa.

Da redação, com informações do Mapa

AGROemDIA

O AGROemDIA é um site especializado no agrojornalismo, produzido por jornalistas com anos de experiência na cobertura do agro. Seu foco é a agropecuária, a agroindústria, a agricultura urbana, a agroecologia, a agricultura orgânica, a assistência técnica e a extensão rural, o cooperativismo, o meio ambiente, a pesquisa e a inovação tecnológica, o comércio exterior e as políticas públicas voltadas ao setor. O AGROemDIA é produzido em Brasília. E-mail: contato@agroemdia.com.br - (61) 99244.6832

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: