AgropecuáriaNotícias do dia

RS: Adolescência é tema de seminário promovido por instituto do setor rural

seminario adolescencia crescer legal sinditabaco Junio Nunes
Instituto Crescer Legal incentiva  permanência de jovens no campo e combate o trabalho infantil no campo  – Junio Nunes/Divulgação

O seminário reuniu representantes de parceiros das áreas de educação e assistência social dos municípios de Boqueirão do Leão, Candelária, Cerro Branco, Herveiras, Passo do Sobrado, Santa Cruz do Sul, Sinimbu, Vale do Sol, Venâncio Aires e Vera Cruz que atuam ou se relacionaram com o Instituto Crescer Legal.

Iniciativa do Sindicato Interestadual da Indústria do Tabaco (SindiTabaco) e suas empresas associadas, o Instituto Crescer Legal tomou forma com o apoio e adesão de pessoas envolvidas com educação e o combate ao trabalho infantil, em especial em áreas com plantio de tabaco, na Região Sul do país. A meta é oferecer subsídios para que o jovem permaneça e se desenvolva no meio rural e, ao mesmo tempo, combater o trabalho infantil no campo.

O diretor-presidente da entidade, Iro Schünke, destacou a importância das parcerias para a consolidação dos resultados do Instituto Crescer Legal. “Nossas ações têm dado mais certo que esperávamos e temos consciência de que não fazemos nada sozinhos. Essa rede foi e está sendo muito importante. O encontro demonstrou isso e certamente vai servir para fortalecer ainda mais essa parceria”.

A programação do seminário, ocorrido na quarta-feira passada (21,) contou com a participação da atriz Deborah Finocchiaro, que falou sobre “A Cena na Sala de Aula – presença, postura e bom humor”, e da psicóloga Bruna Moraes Battistelli, que propôs aos participantes uma Roda de Conversa sobre “Adolescer (em rede)”.

Durante o evento a equipe do Instituto Crescer Legal também apresentou a metodologia, os aprendizados e conquistas no trabalho desenvolvido junto a adolescentes do meio rural por meio do Programa de Aprendizagem Profissional Rural.

A gerente Nádia Fengler Solf destacou as principais ações do instituto, como o curso de gestão rural e empreendedorismo que atualmente está sedo realizada em sete municípios gaúchos e envolve 134 jovens aprendizes, entre 14 e 17 anos, e iniciativas voltadas para os egressos do Programa de Aprendizagem.

“A construção coletiva da metodologia pela nossa equipe, consultoria e inúmeros parceiros tem sido fundamental na missão que assumimos de ofertar oportunidades de crescimento aos adolescentes do meio rural”, enfatizou Nádia.

Desde que foi lançado, em 2015, o Instituto Crescer Legal formou 204 jovens no curso “Empreendedorismo em Agricultura Polivalente – Gestão Rural” do Programa de Aprendizagem Profissional Rural. Em 2019, mais de 130 meninos e meninas entre 14 e 17 anos, de sete municípios gaúchos, foram contratados via Lei da Aprendizagem.

 

 

 

AGROemDIA

O AGROemDIA é um site especializado no agrojornalismo, produzido por jornalistas com anos de experiência na cobertura do agro. Seu foco é a agropecuária, a agroindústria, a agricultura urbana, a agroecologia, a agricultura orgânica, a assistência técnica e a extensão rural, o cooperativismo, o meio ambiente, a pesquisa e a inovação tecnológica, o comércio exterior e as políticas públicas voltadas ao setor. O AGROemDIA é produzido em Brasília. E-mail: contato@agroemdia.com.br - (61) 99244.6832

Deixe uma resposta

Descubra mais sobre AGROemDIA

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading