Piauí: Faepi rechaça irregularidades no processo eleitoral da diretoria

agricultura piaui 5 7 19
Foto: Gov. do Piauí

Da redação/AGROemDIA

A Federação da Agricultura e Pecuária do Estado do Piauí (Faepi) rechaça, em nota enviada ao portal AGROemDIA nesta sexta-feira (5), o teor da carta divulgada nessa quinta (4) pela chapa de oposição à diretoria da entidade, com a qual disputará a eleição deste sábado (6). Na carta, replicada em matéria publicada pelo AGROemDIA, os oposicionistas apontam o engessamento do processo eleitoral e outras situações que envolveriam supostas irregularidades.

A Faepi, presidida pelo deputado federal Júlio César de Carvalho Lima (PSD), nega qualquer irregularidade no processo eleitoral:

“O processo eleitoral da Federação da Agricultura e Pecuária do Estado do Piauí – FAEPI vem sendo realizado de forma democrática e transparente, a prova disso é que foram inscritas duas chapas para concorrerem à eleição da Federação, sendo que  a chapa concorrente liderada pelo produtor rural Cledson Evangelista, presidente do sindicato rural de Uruçuí-PI, está incompleta e inconsistente por não apresentar componentes exigidos pelo Estatuto, conforme documentação em anexo.”

Em outro trecho da nota, a Faepi afirma: “É arbitrário e leviano  os denunciantes questionarem nosso trabalho em relação à função social da regional do Piauí, uma vez que o SENAR -PI  tem levado capacitações para produtores rurais de todos o Estado e, agora,  tem trabalhado em parceria com os Sindicatos Rurais desta entidade, a exemplo o Sindicato Rural de Picos, cujo presidente é o José Airton Dantas, candidato a vice-presidente da chapa concorrente, que durante apenas neste primeiro semestre de 2019 realizou mais de 50 (cinquenta)  capacitações no município”.

Na nota, a Faepi alega não ter tido direito de resposta na divulgação da primeira matéria sobre o assunto (clique aqui para acessá-la), o que não corresponde aos fatos.

Ainda na noite dessa quinta (4), minutos depois de receber a carta da oposição, o AGROemDIA tentou contato com o deputado Júlio César por intermédio de seu gabinete na Câmara Federal. Como não obteve resposta, enviou e-mail ao parlamentar pedindo que a entidade se manifestasse sobre o assunto – e também se propôs a entrevistá-lo –, o que ocorreu na tarde desta sexta-feira (5) e segue abaixo. Portanto, o AGROemDIA não nega – nem nunca negará – qualquer direito de resposta.

faepi email 1

 NOTA DE RESPOSTA

Em resposta à matéria divulgada no dia 4 de julho 2019, afirmamos de antemão que não tivemos o direito de resposta às supostas denúncias, vez que consta o envio do e-mail para o gabinete do deputado federal Júlio César, às 22h35 de 4 de julho de 2019.

O processo eleitoral da Federação da Agricultura e Pecuária do Estado do Piauí – FAEPI vem sendo realizado de forma democrática e transparente, a prova disso é que foram inscritas duas chapas para concorrerem à eleição da Federação, sendo que  a chapa concorrente liderada pelo produtor rural Cledson Evangelista, presidente do sindicato rural de Uruçuí-PI, está incompleta e inconsistente por não apresentar componentes exigidos pelo Estatuto, conforme documentação em anexo.

A chapa eleitoral encabeçada pelo atual presidente da FAEPI é composta por presidentes de sindicatos rurais e todos são produtores e preenchem os requisitos necessários para compor a diretoria, prova disso são as decisões judiciais que indeferiram os pedidos de impugnação da candidatura do atual presidente, de autoria do candidato da chapa concorrente, Cledson Evangelista.

Ressaltamos que a nossa administração também sempre cumpriu as normas legais, inclusive no tocante às prestações de contas e reuniões com os Conselhos, tendo havido, inclusive, a reunião com o Conselho Fiscal no último 31 de maio de 2019, com a participação do candidato a vice da chapa concorrente, José Airton Dantas, que faz parte do Conselho Fiscal, que inclusive naquela oportunidade aprovou as contas e consta em ata.

Todos os funcionários desta regional são admitidos conforme normativas, possuindo capacidade técnica e profissional para exercer tais cargos. Além disso, o salário de todos é compatível com a função.

É arbitrário e leviano  os denunciantes questionarem nosso trabalho em relação à função social da regional do Piauí, uma vez que o SENAR -PI  tem levado capacitações para produtores rurais de todos o Estado e, agora,  tem trabalhado em parceria com os Sindicatos Rurais desta entidade, a exemplo o Sindicato Rural de Picos, cujo presidente é o José Airton Dantas, candidato a vice-presidente da chapa concorrente, que durante apenas neste primeiro semestre de 2019 realizou mais de 50 (cinquenta)  capacitações no município.

Entendemos que estamos em processo eleitoral, mas isso não dá direito à oposição fazer acusações infundadas e sem provas.”

faepi documento cabecalho

faepi documento 4

faepi documento 3

AGROemDIA

O AGROemDIA é um site especializado no agrojornalismo, produzido por jornalistas com anos de experiência na cobertura do agro. Seu foco é a agropecuária, a agroindústria, a agricultura urbana, a agroecologia, a agricultura orgânica, a assistência técnica e a extensão rural, o cooperativismo, o meio ambiente, a pesquisa e a inovação tecnológica, o comércio exterior e as políticas públicas voltadas ao setor. O AGROemDIA é produzido em Brasília. E-mail: contato@agroemdia.com.br - (61) 99244.6832

Deixe uma resposta