SP: Começa em Sertãozinho o Congresso da Aviação Agrícola do Brasil

Desta terça-feira (30) até quinta-feira (1º), todas as rotas aeroagrícolas do país levam a Sertãozinho. Nesses três dias, o município do interior paulista sedia o Congresso da Aviação Agrícola do Brasil, maior evento do setor na América do Sul. Além de mostrar as novidades do segmento, o congresso debaterá a contribuição da atividade para o aumento da produtividade de agricultura brasileira.
“A ministra Tereza Cristina [Agricultura] já declarou que o Brasil deve chegar a uma safra de 300 milhões de toneladas de grãos na próxima década. Para atingir esse patamar, o país precisa de sua aviação agrícola”, destaca Thiago Magalhães, presidente do Sindicato Nacional das Empresas de Aviação Agrícola (Sindag), que promove o congresso.
O evento terá mostra de aeronaves, tecnologias e serviços de empresas de 11 países, além de demonstrações aéreas de pulverizações com drones e aviões e de combate a incêndios com aeronaves. O Congresso da Aviação Agrícola do Brasil, assinala Magalhães, é uma vitrine não só do crescimento do setor no país, mas de sua importância para o avanço da produtividade no campo.
“Não é por acaso que o nosso congresso cresceu mais de 100% em quatro ano”, enfatiza Magalhães. A edição deste ano conta com cerca de 140 expositores e 47 palestras e debates, em três auditórios, próximos à mostra de tecnologias, aeronaves e equipamentos. Tudo em 9 mil metros quadrados do Centro de Eventos Zanini.
Maturidade do setor
O presidente do Sindag lembra que, além do tamanho, o evento é também o espelho da maturidade da aviação agrícola do país. Como exemplo, cita a palestra magna, às 15h desta terça, com o cientista político Fernando Schüller, curador do projeto Fronteiras do Pensamento, que abordará o tema Tendências da política brasileira para os próximos anos – os impactos no desenvolvimento do país.
A terça terá ainda a apresentação do diretor-executivo da Associação Brasileira do Agronegócio (Abag), Luiz Cornachine, sobre o desenvolvimento do agro neste século e seu momento decisivo atual.
Já na quarta, um dos destaques será a apresentação do pesquisador da Embrapa Paulo Cruvinel sobre as conclusões da maior pesquisa já feita no Brasil sobre tratamento aéreo de lavouras, entre 2013 e 2017, abrangendo culturas no Sudeste, Centro-Oeste e Sul.
Fórum Avgas
A quarta terá ainda o Fórum sobre Avgas, com empresários e distribuidoras se debruçando sobre a inconstância no fornecimento de gasolina de aviação no mercado, que desde o final do ano passado tem representado um risco para a safra brasileira, além de preocupar escolas de aviação e empresas de táxi aéreo.
No último dia, os destaques serão o Fórum Político e o Fórum sobre Uso de Drones. O primeiro, com parlamentares federais e estaduais, buscar contribuir com a eficiência para o desenvolvimento econômico e ambientalmente sustentável do agro. Já o segundo foca na incorporação de inovações e no aperfeiçoamento da legislação sobre a ferramenta não-tripulada.
A quinta-feira terá também palestras do deputado federal Arnaldo Jardim, que apresentará o trabalho da Frente Parlamentar da Agropecuária (FPA), e do agrônomo e jornalista Donário Lopes de Almeida, que abordar o tema digitalização no campo.
Paralelamente ao congresso, ocorre o Fórum Científico, que fará balanço sobre as pesquisas existentes no Brasil sobre tecnologias de aplicação aérea, aproximando empresários e pesquisadores.
Da redação, com informações do Sindag

