Brasileiro consome 34 quilos de arroz por ano, aponta pesquisa inédita

arroz colher de pau embrapa sebastiao araujo
Foto: Sebastião Araújo/Embrapa

O consumo per capita de arroz no Brasil é de 34 quilos por ano. É o que mostra pesquisa sobre o consumo nacional do cereal, realizada pela primeira vez com metodologia da Euromonitor. O levantamento, encomendado pela Associação Brasileira da Indústria do Arroz (Abiarroz), também confirma que o arroz se mantém como um dos principais alimentos na mesa do brasileiro, de norte a sul do país.

De acordo com a pesquisa, o consumo de arroz se mantém estável no país, com previsão de leve alta de 0,2% ao ano. O Sudeste é a principal região consumidora de arroz em volume, enquanto o Centro-Oeste tem o maior consumo per capita, com 40kg por ano.

Cenário positivo

A Abiarroz destaca que a pesquisa aponta um cenário positivo para o crescimento da demanda por arroz no mercado interno. Entre os fatores que reforçam esta tendência, está o fato de o produto ser considerado acessível, barato e oferecer saciedade.

Além disso, contribuem para a expectativa promissora as pressões por saudabilidade, que levam parte dos consumidores a incluir em suas refeições o arroz orgânico ou o integral.

A alta disponibilidade de diferentes tipos do cereal e a ausência de glúten, podendo ser consumido por celíacos e pessoas que buscaram reduzir ou eliminar esse componente da dieta, igualmente sinalizam uma tendência de fortalecimento do consumo de arroz no mercado brasileiro.

A pesquisa também reforça a necessidade de ampliar o conhecimento dos consumidores sobre os valores nutricionais do arroz.

A Euromitor ouviu 2.098 consumidores de todo Brasil, em 2018, além de representantes do setor, incluindo players da indústria, associações, distribuidores, varejistas e demais atores relevantes do mercado de arroz, como profissionais da saúde.

AGROemDIA

O AGROemDIA é um site especializado no agrojornalismo, produzido por jornalistas com anos de experiência na cobertura do agro. Seu foco é a agropecuária, a agroindústria, a agricultura urbana, a agroecologia, a agricultura orgânica, a assistência técnica e a extensão rural, o cooperativismo, o meio ambiente, a pesquisa e a inovação tecnológica, o comércio exterior e as políticas públicas voltadas ao setor. O AGROemDIA é produzido em Brasília. E-mail: contato@agroemdia.com.br - (61) 99244.6832

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: