Ministérios fazem parceria para reforçar conectividade no campo

ministra tereza cristina ministro marcos pontes _ guuilherme martimon mapa
Ministros Tereza Cristina e Marcos Pontes – Guilherme Martimon/MAPA

Os ministérios da Agricultura, Pecuária e Abastecimento e da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações lançaram, nesta quinta-feira (15), a Câmara do Agro 4.0. Resultado de um acordo de cooperação técnica entre as duas pastas, a iniciativa vai ampliar a conectividade no campo e estabelecer ações para que o Brasil seja um exportador de soluções de internet das coisas com aplicação no agronegócio.

Para a ministra Tereza Cristina, a parceria é importante para que o Brasil possa produzir mais com sustentabilidade, sem precisar ampliar a área plantada. Ela também destacou que os pequenos produtores estão entre as prioridades da iniciativa. “Eles precisam de muito de apoio em inovação, ciência e tecnologia. Queremos levar tecnologia [ao campo] e colocá-los na roda produtiva.”

A Câmara 4.0 trabalhará para levar conectividade às propriedades rurais de todo país, com atenção especial para as das regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste. No Nordeste, por exemplo, o governo pretende investir cerca de R$ 83 milhões em conectividade na zona rural. Já no Norte, o valor chega a R$ 35 milhões.

arte conectividade campo mapa

Internet das coisas

“Além disso, vamos estimular a internet das coisas, para ser aplicada dentro das propriedades em diversas modalidades, desde coleta de dados até a melhoria do solo, passando pela aplicação de defensivos de forma muito precisa”, garantiu disse o ministro Marcos Pontes (Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações).

A ministra lembrou ainda que a iniciativa está em sintonia com o projeto que o Mapa prepara para o Nordeste. “Já mapeamos 11 regiões do Nordeste, onde, em breve, vamos lançar um programa voltado para a pequena agricultura.”

Estrutura

Na primeira reunião da Câmara Agro 4.0, será elaborado um cronograma de trabalho em conjunto com todos os integrantes, com a finalidade de criar estratégias para atender as metas.

A Câmara 4.0 será composta por uma secretaria executiva com um representante do Mapa e um do MCTIC e um conselho superior com representantes do governo, setor empresarial e academia, definidos pela secretaria executiva. Também haverá grupos de trabalho com temas a serem definidos pelo conselho superior.

Do Mapa

AGROemDIA

O AGROemDIA é um site especializado no agrojornalismo, produzido por jornalistas com anos de experiência na cobertura do agro. Seu foco é a agropecuária, a agroindústria, a agricultura urbana, a agroecologia, a agricultura orgânica, a assistência técnica e a extensão rural, o cooperativismo, o meio ambiente, a pesquisa e a inovação tecnológica, o comércio exterior e as políticas públicas voltadas ao setor. O AGROemDIA é produzido em Brasília. E-mail: contato@agroemdia.com.br - (61) 99244.6832

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: