Discurso do governo Bolsonaro ameaça agronegócio, alerta Blairo Maggi

O discurso “agressivo” do governo Bolsonaro na área ambiental pode provocar o cancelamento do acordo de livre comércio Mercosul-União Europeia, anunciado em 28 de junho, alerta o ex-ministro da Agricultura Blairo Maggi, “afastado voluntariamente” por seis meses da política e dos negócios da Amaggi, maior trading do agronegócio de capital nacional da qual é acionista.
Em entrevista publicada pelo Valor Econômico nesta quinta-feira (15), o ex-ministro do governo Temer observa que há uma cláusula no tratado Mercosul-UE que possibilita à Europa barrar as importações do Brasil.
“Essas confusões ambientais poderiam criar uma situação para a UE dizer que o Brasil não estaria cumprindo as regras. E não duvido nada que a gritaria geral que a Europa está fazendo seja para não fazer o acordo. A França não quer o acordo”, ressalta.
“Há anos o Brasil vinha defendendo preservação com produção, tínhamos avançado bastante, já tínhamos ganhado confiança do mercado, mas, com esse discurso [do governo], voltamos à estaca zero”, afirma Maggi, enfatizando que, como exportador, está preocupado com a situação.
Clique aqui para ler a íntegra da entrevista do ex-ministro ao Valor.