Conab avalia controle social da produção orgânica em municípios gaúchos

produção organica lavoura de hortaliças ana lucia ferreira embrapa
Foto: Ana Lúcia Ferreira/Embrapa

Entre os dias 19 e 21 de agosto, técnicos representantes da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) participam de visitas para o controle social da produção de orgânicos nos municípios de São José do Sul e Maratá, no Rio Grande do Sul. O objetivo é verificar o andamento das atividades relacionadas à produção e o entendimento do compromisso solidário da garantia da qualidade dos cultivos.

As visitas incluem a análise das documentações envolvidas no processo, o atendimento das normas brasileiras de produção orgânica, o preenchimento do plano de manejo e do caderno de campo das propriedades. Também é levado em consideração os desafios e limitações de cada caso dos produtos obtidos em sistema ecologicamente sustentável de produção agropecuária ou extrativista.

O controle social é um dos mecanismos de informação utilizado para garantir a qualidade dos produtos orgânicos. No Rio Grande do Sul, este trabalho é feito pela Comissão da Produção Orgânica do estado (CPOrg-RS), da qual a Conab faz parte e contribui com os conhecimentos sobre a legislação do setor e com a expertise em agricultura familiar nos trabalhos do grupo.

Da Conab

AGROemDIA

O AGROemDIA é um site especializado no agrojornalismo, produzido por jornalistas com anos de experiência na cobertura do agro. Seu foco é a agropecuária, a agroindústria, a agricultura urbana, a agroecologia, a agricultura orgânica, a assistência técnica e a extensão rural, o cooperativismo, o meio ambiente, a pesquisa e a inovação tecnológica, o comércio exterior e as políticas públicas voltadas ao setor. O AGROemDIA é produzido em Brasília. E-mail: contato@agroemdia.com.br - (61) 99244.6832

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: