Eficiência é fundamental para o Brasil acessar mercado de lácteos chinês

leite saindo de copo pixabay license 25 8 19
Foto: Pixabay License

Apesar da recente liberação do mercado chinês para produtos lácteos nacionais, o Brasil precisa ter uniformidade de produção e qualidade constante para acessar o novo cliente, segundo o chefe do Serviço de Inspeção Federal (SIF) do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), Leonardo Isolan.

“Não podemos ser amadores, precisamos ser profissionais. Se uma empresa não atender aos padrões, prejudica todas as outras”, disse Isolan, ao participar de debate no Circuito de Gestão e Inovação no Agronegócio, nesse sábado (24), no Auditório da Administração do Parque de Exposições Assis Brasil, durante a Expointer, em Esteio (RS).

De acordo com ele, o fato de a China, maior importador de lácteos do mundo, ter habilitado 24 estabelecimentos brasileiros para a exportação também faz com que outros países comecem a olhar para o Brasil.

Isolan destacou ainda a importância de o setor ficar atento às mudanças na regulamentação, principalmente no que se refere às instruções normativas do leite (INs 76 e 77).

debate leite expointer
Foto: Stephany Franco/Divulgação

Conforme o presidente do Sindilat, Alexandre Guerra, as novas normativas do leite são um facilitador para a exportação, mas cabe ao setor cumprir as exigências do Ministério da Agricultura para estar apto à exportação. “Ainda somos um país muito mais importador do que exportador. Isso ocorre porque não somos competitivos.”

O secretário da Agricultura do RS, Covatti Filho, também reforçou a necessidade de as empresas investirem na qualidade do produto. Isso, assinalou, começa dentro das propriedades, através do manejo e sanidade dos animais. “A nossa expectativa é muito positiva, mas é necessário que haja um esforço de toda a cadeia.”

O encontro foi promovido pelo Sindicato da Indústria de Laticínios do RS (Sindilat), Secretaria da Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural do RS e I-UMA.

O Sindilat participa da Expointer 2019 com o projeto PUB do Queijo e Leiteria, espaço gastronômico localizado no Boulevard do Parque de Exposições Assis Brasil. Nesta exposição, a operação conta com o apoio de TetraPak, Sicoob, Sicredi, FPT, Xalingo, Projeto Ovos RS/Asgav e Lumix.

AGROemDIA

O AGROemDIA é um site especializado no agrojornalismo, produzido por jornalistas com anos de experiência na cobertura do agro. Seu foco é a agropecuária, a agroindústria, a agricultura urbana, a agroecologia, a agricultura orgânica, a assistência técnica e a extensão rural, o cooperativismo, o meio ambiente, a pesquisa e a inovação tecnológica, o comércio exterior e as políticas públicas voltadas ao setor. O AGROemDIA é produzido em Brasília. E-mail: contato@agroemdia.com.br - (61) 99244.6832

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: