Indonésia vai comprar carnes do Brasil, anuncia ministra

A Indonésia abriu seu mercado às carnes brasileiras, anunciou a ministra da Agricultura, Tereza Cristina. Dez plantas frigoríficas serão habilitadas para exportar pelo menos 25 mil toneladas/ano de carne bovina para o país asiático.
“Dez plantas frigoríficas brasileiras estarão prontas para essa exportação. É bom para o nosso PIB e para o nosso produtor rural que tenhamos mais gente comprando. É bom para os nossos frigoríficos, que podem continuar gerando emprego”, disse Tereza Cristina.
Em maio, ele se reuniu com o ministro da Agricultura da Indonésia, Amran Sulaiman, para negociar a abertura daquele mercado às carnes brasileiras.
Durante o encontro, a ministra destacou que o Brasil tem condições de suprir a demanda por proteína animal dos indonésios, principalmente de carne bovina, sendo um fornecedor alternativo e com preços mais baratos em relação à Austrália, de onde eles importam a maior parte do produto consumido no país.
Abrafrigo
“É muito importante que, neste momento de queda de consumo no mercado interno, tenhamos novos canais de escoamento dos excessos de produção”, ressaltou, em nota divulgada nesta quinta-feira (29), o presidente executivo da Abrafrigo, Péricles Salazar. “Isso ajuda a manter os preços em equilíbrio e contribui positivamente para toda a cadeia produtiva.”
Da redação, com informações do Mapa