Embrapa faz oferta pública de sementes da cultivar de pimenta BRS Sarakura

pimenta youtube 23 9 19
Reprodução Youtube

Sementes da cultivar de pimenta BRS Sarakura estão sendo licenciadas pela Embrapa com vistas à produção e comercialização, por meio de oferta pública destinada a produtores inscritos no Registro Nacional de Sementes e Mudas (Renasem). Serão ofertados 100 lotes compostos por 350 gramas de sementes genéticas da BRS Sarakura no valor de R$ 700,00 cada lote.

Interessados em participar devem enviar e-mail com o assunto “Comunicado de Oferta nº 22/2019” para raquel.freitas@embrapa.br até às 17 horas do dia 27/09/2019. Mais Informações sobre o processo aberto pela Embrapa podem ser acessadas no link “Editais e anexos” do endereço https://www.embrapa.br/editais-e-ofertas-publicas-para-licenciamento.

A BRS Sarakura foi desenvolvida pela Embrapa Hortaliças (Brasília-DF), em parceria com a Sakura Nakaya Alimentos, com o objetivo de suprir uma demanda da empresa por cultivares de pimenta produtivas, uniformes e adaptadas às condições de cultivo do Centro-Oeste.

Lançada em 2009, a cultivar de pimenta do tipo jalapeño BRS Sarakura superou em vários quesitos outros materiais testados, notadamente na questão da produtividade: sua produção a campo no sul de Goiás alcança 60 toneladas por hectare, enquanto o rendimento das cultivares disponíveis no mercado fica entre 20 e 30 toneladas por hectare.

“Mesmo sendo uma cultivar de polinização aberta, a BRS Sarakura apresenta características agronômicas que foram além das expectativas, a exemplo da resistência ao nematoide-das-galhas, importante patógeno de solo e fator limitante da produção, no Brasil e no resto do mundo”, anota a pesquisadora Cláudia Ribeiro, coordenadora do programa de melhoramento genético de pimentas e pimentões (Capsicum) da Embrapa Hortaliças.

Após o fim da exclusividade da parceria no desenvolvimento da cultivar, a Embrapa realiza a primeira oferta pública de BRS Sarakura para produtores de sementes.

Da Embrapa Hortaliças

AGROemDIA

O AGROemDIA é um site especializado no agrojornalismo, produzido por jornalistas com anos de experiência na cobertura do agro. Seu foco é a agropecuária, a agroindústria, a agricultura urbana, a agroecologia, a agricultura orgânica, a assistência técnica e a extensão rural, o cooperativismo, o meio ambiente, a pesquisa e a inovação tecnológica, o comércio exterior e as políticas públicas voltadas ao setor. O AGROemDIA é produzido em Brasília. E-mail: contato@agroemdia.com.br - (61) 99244.6832

Deixe uma resposta