Eixão Agro chega à quarta edição neste domingo

eixao agro 4 edicao divulgacao
Foto: Divulgação

Um dos programas deste domingo 6, em Brasília, é o Eixão Agro, que ocorre das 8h às 16h, na altura das quadras 208/209 Norte. O evento, que chega a sua 4ª edição, reúne produtores rurais do Distrito Federal, levando para os consumidores urbanos a produção agrícola local.  

O evento é realizado desde 2017, com objetivo de unir prazer e regionalidade, estreitando a relação entre comida e cultura por meio do consumo de alimentos mais saudáveis.

Em 12 tendas, o Eixão Agro oferecerá aos consumidores produtos orgânicos, hortifrútis convencionais, alimentos prontos, bebidas, plantas, flores e artesanato. Cerca de 80 expositores devem participar do evento.

A culinária regional também será destaque no Eixão Agro. Entre os quitutes a serem apresentados na tenda do Cerrado Rural, estão a costelinha e alcatra suína defumada com chutney de cajuzinho do cerrado com batatas assadas; penne ao pesto de baru e manjericão; escondidinho de carne de sol; chica doida (pamonha assada com linguiça); e risoto de frango com pequi.

“Com essa iniciativa, que já levou mais de 15 mil pessoas ao Eixão, desejamos estimular a economia local e a agricultura familiar, além de disseminar conhecimentos sobre a economia agrícola”, diz Fernando Ribeiro, presidente da Federação da Agricultura e Pecuária do Distrito Federal (Fape-DF).

“Queremos criar um contato direto entre produtores e consumidor final, mostrando a riqueza, diversidade e qualidade do nosso setor agrícola”, acrescenta.

O evento contará ainda com a participação do Sindicato do Turismo Rural e Ecológico do DF e Entorno (Ruraltur), que apresentará o portal Guia Brasília Rural (http://www.guiabrasiliarural.com.br), com informações sobre roteiros turísticos locais.

Na tenda do Senar-DF, equipes de técnicos vão se revezar em turnos para ministrar oficinas sobre hortas e recompostagem – processo de transformação de matéria orgânica em adubo orgânico (composto orgânico).

O Eixão Agro é promovido pela Fape-DF, em parceria com a Seagri, SFA/DF, Emater, Senar, Ceasa e Conab e apoio do Sebrae, BRB, Campo e Sistema OCDF/Sescoop.

Serviço:                                                 

4ª edição do Eixão Agro

Quando: 6 de outubro (domingo)

Horário: Das 8h às 16h

Onde: Eixão Norte, na altura das quadras 208/209 Norte

AGROemDIA

O AGROemDIA é um site especializado no agrojornalismo, produzido por jornalistas com anos de experiência na cobertura do agro. Seu foco é a agropecuária, a agroindústria, a agricultura urbana, a agroecologia, a agricultura orgânica, a assistência técnica e a extensão rural, o cooperativismo, o meio ambiente, a pesquisa e a inovação tecnológica, o comércio exterior e as políticas públicas voltadas ao setor. O AGROemDIA é produzido em Brasília. E-mail: contato@agroemdia.com.br - (61) 99244.6832

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: