Embrapa faz parceria para produzir goma de mandioca com menor teor glicêmico

tapioca embalagem

A Embrapa Agroindústria Tropical e a empresa Nossa Goma assinam, na tarde desta quarta-feira 16, em Fortaleza, acordo de cooperação técnica com o objetivo de produzir uma goma de mandioca com teor reduzido de índice glicêmico, diminuindo a velocidade com que o carboidrato aumenta a glicose no sangue.

A goma de mandioca é a matéria-prima da tradicional tapioca nordestina, que vem ganhando cada vez mais admiradores em todo o Brasil. A ideia é contribuir para a fabricação de produtos regionais mais saudáveis, conforme as atuais exigências do mercado por alimentos que foquem não apenas a nutrição, mas também a saúde e o bem-estar dos consumidores.

A assinatura do documento ocorrerá durante a reunião técnica “Ambiente Embrapa de Inovação”, que será realizada a partir das 14h, durante a 3ª edição da Feira do Conhecimento, no Centro de Eventos do Ceará.

As negociações para o processo de transferência de tecnologia entre a Embrapa e a Nossa Goma contaram com o apoio do projeto Masterplan, do Observatório da Indústria da FIEC, e do Sindialimentos.

O presidente do Sindialimentos, André Siqueira, destacou a importância da inovação no processo produtivo das indústrias e a busca por novas tecnologias nos centros de pesquisa, a exemplo do natchup, a primeira transferência de tecnologia da Universidade Federal do Ceará (UFC).

“A ideia é que essa tecnologia da Embrapa seja utilizada nos processos de fabricação da empresa, aproximando o setor produtivo dos pesquisadores. Nesses contatos sempre surgem novos projetos e novos produtos. É assim que o sindicato entende essa aproximação”, afirma.

Ambiente Embrapa de Inovação

A reunião técnica “Ambiente Embrapa de Inovação” tem como objetivo construir uma rede de inovação entre a cadeia produtiva e as tecnologias da Embrapa para o setor. Para tanto, serão apresentadas as experiências de duas Unidades da Embrapa (Meio Norte e Gado de Leite) que obtiveram sucesso na criação de um ambiente de inovação em seus estados. Trata-se de um momento rico de troca de informações e articulação entre empresas e instituições de P&D. Participe!

Serviço:

Assinatura de acordo de cooperação técnica entre a Embrapa Agroindústria Tropical e a empresa Nossa Goma

Data: Quarta-feira (16 de outubro de 2019)

Horário: 14h

Local: Centro de Eventos do Ceará, na Arena do Conhecimento

Da Embrapa Agroindústria Tropical

AGROemDIA

O AGROemDIA é um site especializado no agrojornalismo, produzido por jornalistas com anos de experiência na cobertura do agro. Seu foco é a agropecuária, a agroindústria, a agricultura urbana, a agroecologia, a agricultura orgânica, a assistência técnica e a extensão rural, o cooperativismo, o meio ambiente, a pesquisa e a inovação tecnológica, o comércio exterior e as políticas públicas voltadas ao setor. O AGROemDIA é produzido em Brasília. E-mail: contato@agroemdia.com.br - (61) 99244.6832

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: