Frio mata cerca de 2,7 mil ovelhas em três municípios gaúchos

ovelhas rs jorge ribaski embrapa
Foto: Jorge Ribaski/Embapa

O frio dos últimos dias matou cerca de 2,7 mil ovelhas nos municípios gaúchos de Alegrete, Quaraí e Uruguaiana.  Só um produtor perdeu mais da metade do rebanho: de 900 animais, morreram 500. As mortes, ocorridas entre o sábado passado (12) e a última terça-feira (15), já foram notificados à Secretaria Estadual de Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural (Seapdr).

O site UOL informa que também ocorreram mortes de ovelhas em Santana do Livramento, na fronteira com o Uruguai. Um produtor do município relatou ao repórter Hygino Vasconcellos ter perdido 29 animais por causa da queda brusca de temperatura.

De acordo com a Somar Meteorologia, as temperaturas em Alegrete despencaram de 33,7º C no domingo para 11,3º C – uma variação térmica de 22,4º C, noticia o UOL.

Os animais tinham sido tosquiados a máquina devido ao calor e, com o frio, contraíram pneumonia, contou o diretor de Defesa Agropecuária da Seapdr, Antonio Carlos Ferreira Neto. As ovelhas estavam num descampado, propensas à variação de temperatura.

“Não é nada de anormal, é um problema fisiológico. Imagina que você está de casacão e de uma hora para outra te tiram esse abrigo e te colocam dentro de uma geladeira?”, disse Ferreira ao UOL.

O diretor acredita que o número de ovelhas mortas pode ser ainda maior. Na próxima segunda-feira (21), adiantou ao UOL, técnicos da Seapdr vão até os locais atingidos para verificar a situação.

Em evento promovido pela Associação Gaúcha de Professores Técnicos de Ensino Agrícola (Agptea), na Expointer 2019, o presidente da Associação Brasileira de Criadores de Ovinos (Arco), Edemundo Gressler, estimou em 3,2 milhões o rebanho de ovelhas do estado.

Leia aqui a reportagem completa.

AGROemDIA

O AGROemDIA é um site especializado no agrojornalismo, produzido por jornalistas com anos de experiência na cobertura do agro. Seu foco é a agropecuária, a agroindústria, a agricultura urbana, a agroecologia, a agricultura orgânica, a assistência técnica e a extensão rural, o cooperativismo, o meio ambiente, a pesquisa e a inovação tecnológica, o comércio exterior e as políticas públicas voltadas ao setor. O AGROemDIA é produzido em Brasília. E-mail: contato@agroemdia.com.br - (61) 99244.6832

Um comentário em “Frio mata cerca de 2,7 mil ovelhas em três municípios gaúchos

  • 20 de outubro de 2019 em 03:08
    Permalink

    Mas a culpa é do aquecimento global…

    Resposta

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: