RS: Abertura de frigorífico deve aquecer mercado de trabalho de Vila Maria

vila maria rs 1
Foto: Prefeitura Municipal de Vila Maria

Um investimento de cerca de R$ 20 milhões da cadeia do agronegócio deve impulsionar a geração de emprego e renda em Vila Maria, pequeno município próximo a Marau e a Casca, no noroeste do Rio Grande do Sul. É a nova unidade do Frigorífico Fuga, cuja inauguração é prevista ainda para este ano, segundo o prefeito Maico Serafini Betto. A expectativa é que a planta de abate de bovinos crie em torno de 200 empregos direitos na cidade e outros 200 indiretos na região.

O Frigorífico Fuga projeta abater entre 250 e 300 cabeças de gado de origem europeia por dia na unidade de Vila Maria. Os animais deverão sair de confinamento próprio da empresa, localizado fora do município, e eventualmente de propriedades de cidades vizinhos, conforme o prefeito. A nova planta também deverá exportar para o Uruguai, Chile e países europeus.

A instalação da nova unidade do grupo Fuga em Vila Maria reforça sua vocação para a agropecuária. Embora não desenvolva a pecuária de corte em escala, o município tem criação de gado de leite. A produção anual é de cerca de 31 milhões de litros/ano, diz Betto. O setor, acrescenta, reúne entre 250 e 300 agricultores familiares.

maico betto 1 prefeito de vila maria rs facebook
Prefeito Maico Serafini Betto – Foto: Prefeitura de Vila Maria

Avicultura e suinocultura

A avicultura e a suinocultura também se destacam em Vila Maria. As duas atividades, informa o prefeito, são desenvolvidas quase que totalmente em sistema de produção integrada, ou seja, em parceria com as agroindústrias, que transferem aos produtores tecnologia, assistência técnica e insumos para criação dos animais.

Além disso, o município de 181,440 quilômetros quadrados tem 11 mil hectares de lavouras de soja, milho, aveia e centeio, entre outros produtos. Com quase 6 mil habitantes, destaca Betto, Vila Maria tem a nona maior renda per capita do Rio Grande do Sul – R$ 45 mil/ano.

Outra importante fonte de arrecadação de Vila Maria é o turismo de aventura. O município de colonização italiana tem várias cascatas e cânions, o que atrai turistas o ano todo.

vila maria rs cascata print screen
Cascatas das Bruxas – Foto: Prefeitura de Vila Maria

 

AGROemDIA

O AGROemDIA é um site especializado no agrojornalismo, produzido por jornalistas com anos de experiência na cobertura do agro. Seu foco é a agropecuária, a agroindústria, a agricultura urbana, a agroecologia, a agricultura orgânica, a assistência técnica e a extensão rural, o cooperativismo, o meio ambiente, a pesquisa e a inovação tecnológica, o comércio exterior e as políticas públicas voltadas ao setor. O AGROemDIA é produzido em Brasília. E-mail: contato@agroemdia.com.br - (61) 99244.6832

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: