Com dólar elevado e menor processamento, importações de trigo recuam

trigo graos embrapa 10 9 19
Foto: Embrapa

O menor ritmo de processamento industrial, atrelado ao dólar em patamar elevado, reduziu as importações de trigo em grão e também de farinhas em novembro. Dados do IBGE sinalizam que, em outubro (últimos dados disponíveis), a moagem de trigo e a produção de derivados diminuíram em relação ao mês anterior, sendo o menor índice para um mês de outubro desde 2010. Neste início de dezembro, no entanto, algumas indústrias já demonstram interesse em retomar as aquisições no mercado externo.

Apesar de ainda estar alto, o dólar se desvalorizou 2,4% entre 29 de novembro e 9 de dezembro, cotado a R$ 4,133 na segunda-feira 9. Segundo dados da Secex, as importações de trigo em grão somaram 446 mil toneladas em novembro, volume 26,5% inferior ao de outubro/19 e 9,7% abaixo do de novembro/18. As exportações do grão, por sua vez, foram quase nulas.

Para as farinhas, as aquisições no mercado internacional foram 20,4% menores em relação a outubro/19, totalizando 25,6 mil toneladas. Já as vendas brasileiras do derivado no mercado externo foram de 1.483 toneladas, volume 46,1% inferior ao do mês anterior.

Do Cepea

AGROemDIA

O AGROemDIA é um site especializado no agrojornalismo, produzido por jornalistas com anos de experiência na cobertura do agro. Seu foco é a agropecuária, a agroindústria, a agricultura urbana, a agroecologia, a agricultura orgânica, a assistência técnica e a extensão rural, o cooperativismo, o meio ambiente, a pesquisa e a inovação tecnológica, o comércio exterior e as políticas públicas voltadas ao setor. O AGROemDIA é produzido em Brasília. E-mail: contato@agroemdia.com.br - (61) 99244.6832

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: