Engenheiro agrônomo gaúcho é o novo representante do IICA na Argentina

caio rocha iica
Caio Rocha (D), Federico Ganduglia (E), ex-representante do IICA na Argentina, e Manuel Otero, diretor-geral do IICA (C) – Foto: IICA/Divulgação

O Instituto Interamericano de Cooperação para a Agricultura (IICA) tem novo representante na Argentina. É engenheiro agrônomo gaúcho Caio Rocha, ex-secretário nacional de Segurança Alimentar e Nutricional do extinto Ministério do Desenvolvimento Social, hoje Ministério da Cidadania, e ex-secretário de Política Agrícola e ex-secretário de Desenvolvimento Agrícola e Cooperativismo do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa).

Caio Rocha foi designado para a representação na Argentina pelo diretor-geral do IICA, Manuel Otero. Ao anunciar a nomeação, Otero destacou o trabalho comprometido que Caio Rocha tem desempenhado no IICA como coordenador regional para Argentina, Brasil, Chile, Paraguai e Uruguai, cargo que ocupa desde 2018.

“Sem dúvida, será um grande apoio para o fortalecimento do setor no país, é uma excelente pessoa que se caracteriza por sua experiência, compromisso e bom diálogo”, ressaltou o diretor-geral do IICA.

Com mestrado em gestão e políticas públicas, Caio Rocha ainda foi secretário nacional de Infraestrutura, Desenvolvimento e Pesca. No Rio Grande do Sul, o engenheiro agrônomo foi presidente da Empresa de Assistência Técnica de Extensão Rural (Emater) e secretário de Agricultura.

Agricultura familiar e cooperativismo

Sua carreira é marcada pela formulação e execução de políticas públicas dirigidas à agricultura familiar e sua vinculação com os mercados, mediante projetos inovadores em crédito rural e cooperativismo.

Ele também trabalhou na construção de novas cooperativas e no fortalecimento do cooperativismo no Brasil, destacando-se como secretário executivo do Conselho Interministerial de Segurança Alimentar, sendo um dos protagonistas do Plano Brasileiro de Segurança Alimentar 2016 – 2019.

É autor de livros e diversos artigos em temas de extensão rural e foi precursor na elaboração do desenho da Agência Brasileira de Extensão Rural, priorizando a Agricultura Familiar.

“Me sinto muito honrado de estar na Argentina, de ter a oportunidade de servir a este país tão importante e destacado na agricultura mundial. Nos dedicaremos com muito esforço para produzir resultados. O IICA tem o compromisso de atuar na cooperação para o bem-estar social no meio rural, contribuindo para aperfeiçoar modelos inclusivos de desenvolvimento rural vinculados à Agricultura Familiar e ao combate à pobreza rural”, afirmou Caio Rocha.

*Com informações do IICA

AGROemDIA

O AGROemDIA é um site especializado no agrojornalismo, produzido por jornalistas com anos de experiência na cobertura do agro. Seu foco é a agropecuária, a agroindústria, a agricultura urbana, a agroecologia, a agricultura orgânica, a assistência técnica e a extensão rural, o cooperativismo, o meio ambiente, a pesquisa e a inovação tecnológica, o comércio exterior e as políticas públicas voltadas ao setor. O AGROemDIA é produzido em Brasília. E-mail: contato@agroemdia.com.br - (61) 99244.6832

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: