Agricultura familiar é prioridade do Paraná em 2020, diz secretário

agricultura familiar parana José Fernando Ogura aen
Foto: José Fernando Ogura/AEN

O apoio aos agricultores familiares será uma das prioridades do governo do Paraná em 2020, anunciou o secretário estadual de Agricultura e Abastecimento, Norberto Ortigara. Segundo ele, várias ações estão sendo gestadas nas áreas de saneamento no meio rural, nutrição e segurança alimentar, pavimentação de estradas rurais e o fortalecimento das pequenas cooperativas e associações de produtores para desenvolver ao longo do ano.

Essas ações contam com recursos próprios do estado e empréstimos que estão sendo contratados. Portanto, estão previstas em orçamento e devem ganhar musculatura”, disse Ortega, segundo a Agência de Notícias do Paraná.

Ao fazer o balanço de 2019, o secretário destacou o reconhecimento do Paraná, pelo Ministério da Agricultura, como área livre de aftosa sem vacinação. De acordo com ele, esse será um marco importante na caminhada paranaense na conquista de novos mercados internacionais.

“Somos o estado que mais produz proteínas animais, como as carnes de porco, frango, boi e peixe, que juntas somam uma produção anual de mais de 5,5 milhões de toneladas”, destacou.

Na avaliação de Ortega, o Paraná conquistou o direito de não vacinar mais o plantel de bois e búfalos porque a estratégia que desenvolveu ao longo de décadas deu certo:

“Conseguimos vencer os milhares de focos da doença que tivemos no passado longínquo pela estratégia da vacinação e também por outras estratégias mais técnicas, como a vigilância ativa e passiva, monitoramento e inclusão de novos profissionais no serviço de sanidade agropecuária da Adapar que foram capacitados”.

Em novembro, o Paraná deixou de vacinar o rebanho. Agora, ficará um tempo sob análise para ver se não ocorrerá nova manifestação viral. Em seguida, a Organização Mundial de Saúde Animal (OIE) avaliará a condição do estado para declará-lo, em maio de 2021, livre de febre aftosa.

*Da redação, com informações da Agência de Notícias do Paraná

 

AGROemDIA

O AGROemDIA é um site especializado no agrojornalismo, produzido por jornalistas com anos de experiência na cobertura do agro. Seu foco é a agropecuária, a agroindústria, a agricultura urbana, a agroecologia, a agricultura orgânica, a assistência técnica e a extensão rural, o cooperativismo, o meio ambiente, a pesquisa e a inovação tecnológica, o comércio exterior e as políticas públicas voltadas ao setor. O AGROemDIA é produzido em Brasília. E-mail: contato@agroemdia.com.br - (61) 99244.6832

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: