Saiba o que oferecem ao produtor 5 startups reveladas pelo Ideas for Milk

arte ideas for milk embrapa
Foto: Embrapa/Divulgação

Cinco startups do setor leiteiro reveladas pelo Ideas for Milk, iniciativa da Embrapa Gado de Leite que incentiva o agro 4.0, participarão da Expodireto 2020, de 2 a 6 de março, no município de Não-Me-Toque (RS). Essas jovens empresas desenvolveram tecnologias inovadoras para apoiar as atividades dos pecuaristas de leite.

Confira o que cada uma delas oferece à cadeia produtiva:

*Bionexus: Plataforma de monitoramento e gestão diária da qualidade do leite;

*Intergado Criatech: Destinado aos produtores que fazem cria e recria, realiza o monitoramento diário de bezerras e novilhas;

*Volutech: Equipamento que monitora volume e temperatura do leite em tanques de resfriamento;

*Z2S: Conjunto de sistemas que promovem a limpeza automática dos equipamentos de ordenha;

*Zeit: Dispositivo portátil para rastreabilidade e medida da qualidade do leite em campo.

As startups estarão no pavilhão 7 da Expodireto 2020, junto com técnicos da Embrapa Gado de Leite. Essa é uma oportunidade para essas jovens empresas se tornarem ainda mais conhecidas, além de poder fazer negócios na exposição.

Um exemplo da importância da participação na feira é a Cowmed, que monitora nutrição, saúde e reprodução do gado de leite.  Uma das vencedoras do Desafio de Startups do Ideas for Milk, ela participou da Expodireto 2019 e foi contratada pela Cotrijal (Cooperativa Agropecuária e Industrial). Este ano, a startup vai expor, no pavilhão 5, os resultados das ações que conduziu.

Junto aos produtores de leite, a Cotrijal investe no Programa 4.0, do qual fazem parte a startup Cowmed. Em cinco meses, a cooperativa já colhe frutos na melhoria da qualidade do leite, aproveitamento de cios e redução da mastite.

“Após um período de ‘choque’, as propriedades absorveram a tecnologia e os filhos dos produtores assumiram as responsabilidades na condução do Programa 4.0”, diz Renne Granato, gerente Coorporativo de Negócios da Cotrijal.

O chefe-adjunto de Transferência de Tecnologia da Embrapa Gado de Leite, Bruno Carvalho, ressalta que a Cotrijal, junto com outras cooperativas, está abrindo as portas para a agricultura digital, agregando ao setor soluções em softwares, aplicativos mobile, internet das coisas, etc.

Neste ano, por exemplo, a CCGL (Cooperativa Central Gaúcha) repetirá o evento realizado na Expodireto 2019. As cinco startups do Ideas for Milk farão uma apresentação direcionada a técnicos e produtores da CCGL na tarde de quarta-feira (4 de março).

Fórum Estadual do Leite

Cerca de 250 participantes são esperados no Fórum que ocorrerá no auditório central na manhã do terceiro dia da Expodireto (quarta-feira, dia 4). A proposta é debater as inovações para a produção leiteira. O chefe-geral da Embrapa Gado de Leite, Paulo do Carmo Martins, apresenta, às 10h, a palestra “Como será a produção de leite no Brasil em 2030″.

Soluções para o leite

O Ideas for Milk é uma inciativa da Embrapa Gado de Leite surgida em 2016 apenas com o Desafio de Startups. Em sua segunda edição, incorporou um hackaton, que leva o nome de Vacathon, reunindo estudantes de várias instituições de ensino.

Também faz parte do Ideas for Milk a Caravana 4.0, na qual pesquisadores e analistas da Embrapa percorrem universidades em todo o país, realizando palestras sobre empreendedorismo, transformação digital e o negócio do leite, estimulando os jovens a formarem startups para atuar no segmento.

Cerca de 3 mil estudantes de cursos como agronomia, veterinária, zootecnia, engenharias, ciência da computação, matemática, química, administração e economia são impactados anualmente pela iniciativa.

Feira

A Expodireto é reconhecida como uma feira que reúne o que tem de mais atual em termos de máquinas e implementos agrícolas, produção vegetal e animal e serviços, facilitando o acesso do produtor.

Nos seus 98 hectares, também abre espaço para a agricultura familiar, discute os principais temas de interesse do agro em fóruns e palestras em dois auditórios e aproxima empresas estrangeiras e brasileiras, com ampla programação na área internacional. Cerca de 300 mil pessoas devem visitar a Expodireto 2020.

Da redação, com Embrapa Gado de Leite

AGROemDIA

O AGROemDIA é um site especializado no agrojornalismo, produzido por jornalistas com anos de experiência na cobertura do agro. Seu foco é a agropecuária, a agroindústria, a agricultura urbana, a agroecologia, a agricultura orgânica, a assistência técnica e a extensão rural, o cooperativismo, o meio ambiente, a pesquisa e a inovação tecnológica, o comércio exterior e as políticas públicas voltadas ao setor. O AGROemDIA é produzido em Brasília. E-mail: contato@agroemdia.com.br - (61) 99244.6832

Deixe uma resposta