SP: Taubaté ganhará hub de inovação tecnológica dentro de shopping

pompeo scola giovani marioto MC divulgacao
Pompeo Scola (E), CEO da Cyklo Aceleradora de Startups, e Giovani Mariotto, CEO da Energy Telecom, avaliam parcerias em empreendimentos de inovação tecnológica – Foto: Divulgação

Taubaté, no Vale do Paraíba, interior de São Paulo, prepara-se para ser a primeira cidade brasileira a ter um hub de inovação tecnológica dentro de um shopping center, às margens da Rodovia Presidente Dutra. O espaço com mais de 1.500 metros quadrados poderá abrigar até 20 startups de diferentes setores, como o agronegócio, por exemplo, que desenvolverão projetos voltadas a integrar sociedade, empresas, academia e governo.

O Hub de Inovação Tecnológico de Taubaté (HITT) desenvolverá suas atividades a partir do conceito da Hélice Quádrupla, cuja novidade é a inclusão da sociedade, além de empresas, da academia e do governo. Denominado “Startatups dos Novos Tempos”, o empreendimento terá outra singularidade: a aplicação de camada de inteligência artificial (AI) em parte das suas atividades.

Liderado pela Energy Telecom – grupo nacional que atua em todo país na continuidade de negócios e serviços gerenciados integrando  serviços e soluções em tecnologias,  segurança da informação, comunicação e cibersegurança –, o hub deverá ter entre seus parceiros a Cyklo Agritech Aceleradora de Projetos e Startups, primeiro empreendimento exclusivamente voltado ao agro a se instalar na região Matopiba (MA, TO, PI e BA), nova fronteira agrícola brasileira.

“Fomos convidados a colaborar nas áreas de mentoria e aconselhamento com o Hub de Inovação Tecnológica de Taubaté”, disse ao AGROemDIA Pompeo Scola, CEO da Cyklo, sediada no município de Luís Eduardo Magalhães, no oeste da Bahia. Pompeo Scola visitou recentemente as futuras instalações do novo espaço de inovação, dentro do Via Vale Garden Shopping, a convite do CEO da Energy Telecom, Giovani Mariotto.

prefeito taubate ortiz junior giovani marioto reproducao MC face 00
Prefeito Ortiz Junior (E) e Giovani Mariotto (D) durante o anúncio do  Hub de Inovação Tecnológico de Taubaté – Reprodução: Facebook

Serviços, produtos e soluções

O hub contará com um centro de desenvolvimento de tecnologias associado à oferta de serviços, produtos e soluções em fases iniciais, semi-acabados e em plena produção. Também terá um centro de serviços gerenciados de produtos e soluções em tecnologia da informação, comunicação, cibersegurança, nuvem e infraestrutura para redes e datacenter da integradora e provedora Energy Telecom.

“Concomitantemente, o espaço abrigará fabricantes líderes mundiais, como a HPE, VMWARE, CHECK POINT, VEEAM, VARONIS e possivelmente AVAYA, entre outros”, adiantou Giovani Mariotto. Além disso, acrescenta, servirá para capacitação de profissionais através da instalação de um centro oficial de treinamentos e certificações de dezenas fabricantes líderes e autoridades globais.

“A associação de tantos elementos ao mesmo tempo configura-se algo único e inusitado, destacou recentemente o prefeito de Taubaté, Ortiz Junior, ao anunciar a inauguração do empreendimento para meados de abril deste ano”, ressaltou Giovani Mariotto.

O prefeito está apoiando a instalação do hub no município, reafirmando seu comprometimento com o empreendedorismo. “Esse empreendimento terá destaque nacional e colocará Taubaté no cume da inovação tecnológica, possibilitando que desenvolvedores de qualquer local do Brasil possam vir a concorrer a uma das vagas iniciais, que certamente serão ampliadas na medida das necessidades”, afirmou Ortiz Junior.

parque tecnologico sao jose dos campos 000 MC pmsjc sp gov br
Parque Tecnológico São José dos Campos – Foto: PMSJC/SP/Divulgação

São José dos Campos

Hoje, a Energy Telecom tem uma unidade em funcionamento no Parque Tecnológico São José dos Campos (SP), onde tornou-se empresa âncora de um centro de desenvolvimento tecnológico (CDTIC-CIBER).

Pompeo Scola também visitou essa unidade da Energy Telecom, oportunidade em que recebeu convite para que a Cyklo tenha um núcleo avançado no Parque Tecnológico São José dos Campos.

“Há a intenção de expandir as atividades do Parque Tecnológico São José dos Campos e incluir a vertical do agronegócio, o que provocou o convite à Cyklo”, informou Pompeo Scola.

A Cyklo Agritech Aceleradora de Projetos e Startups foi inaugurada no segundo semestre de 2019, em Luís Eduardo Magalhães. Neste início de ano, ela começou a aceleração de 10 agritechs que estão desenvolvendo projetos no seu centro de inovação, que ocupa uma área de 722 metros quadrados no município.

AGROemDIA

O AGROemDIA é um site especializado no agrojornalismo, produzido por jornalistas com anos de experiência na cobertura do agro. Seu foco é a agropecuária, a agroindústria, a agricultura urbana, a agroecologia, a agricultura orgânica, a assistência técnica e a extensão rural, o cooperativismo, o meio ambiente, a pesquisa e a inovação tecnológica, o comércio exterior e as políticas públicas voltadas ao setor. O AGROemDIA é produzido em Brasília. E-mail: contato@agroemdia.com.br - (61) 99244.6832

Deixe uma resposta