AgropecuáriaNotícias do dia

Operação Safra: Produtores rurais do oeste baiano doam drones à PM

drones agencia brasil
Equipamentos vão reforçar segurança pública na região – Foto: Agência Brasil

A segurança pública do oeste baiano ganhou o reforço de dois drones para combater a criminalidade nas áreas rural e urbana. Os equipamentos foram cedidos ao Comando de Policiamento Regional Oeste (CPR), nesta semana, pela Associação de Agricultores e Irrigantes da Bahia (Aiba), como parte das ações da Operação Safra.

“Essa tecnologia contribuirá imensamente para reprimir ações criminosas, mas o nosso maior interesse é na prevenção aos roubos e outros crimes que tenham como alvo a sociedade e as propriedades rurais”, diz Rosi Cerrato, produtora rural e assessora da presidência da Aiba.

Os dois drones, destaca Rosi, possibilitarão que os policiais militares possam chegar a locais de difícil acesso, como escarpas, áreas de proteção ambiental (APP) e cursos d’água. “Será possível fazer em poucos minutos, inclusive à noite, a varredura de uma área que normalmente levaria horas para ser feita com viaturas.”

Segundo o comandante do CPRO, coronel PM Osival Cardoso, a Operação Safra tem avançado desde o seu lançamento, há seis anos. “A cada edição, vamos aperfeiçoando, com a inserção de novas tecnologias e estratégias para garantir ainda mais a segurança às áreas rurais e à população de um modo geral.”

aiba entrega drones pm oeste baiano
Aiba contribui com equipamentos para a Polícia Milita da Bahia – Foto: Aida/Divulgação

Ações operacionais e de inteligência

Os PM que vão operar os drones tiveram treinamento de 30 dias no Grupamento Aéreo (Graer). O equipamento tem sensor de obstáculos, lentes de zoom ótico de 24-48mm com capacidade para gravação de vídeo em formato 4K, fotografias de 12 megapixels, transmissão de sinal em um raio de 8 quilômetros, cerca 30 minutos de autonomia em cada bateria e atinge velocidade de 72 km/h.

“Esses drones serão utilizados dentro da linha operacional e de inteligência. Serão muito úteis na identificação de objetos, pessoas e reconhecimento do terreno”, assinala o capitão PM Franciel, um dos operadores dos equipamentos.

A solenidade de cessão dos dois drones ocorreu na última terça-feira 3. Também participaram da entrega dos equipamentos o produtor rural e diretor da Aiba Valter Gatto, representando os associados; o tenente-coronel Camilo Uzeda, o major Araken e outros membros da corporação.

Da redação, com informações da Aiba

 

AGROemDIA

O AGROemDIA é um site especializado no agrojornalismo, produzido por jornalistas com anos de experiência na cobertura do agro. Seu foco é a agropecuária, a agroindústria, a agricultura urbana, a agroecologia, a agricultura orgânica, a assistência técnica e a extensão rural, o cooperativismo, o meio ambiente, a pesquisa e a inovação tecnológica, o comércio exterior e as políticas públicas voltadas ao setor. O AGROemDIA é produzido em Brasília. E-mail: contato@agroemdia.com.br - (61) 99244.6832

Deixe uma resposta

Descubra mais sobre AGROemDIA

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading