CNM orientará prefeituras para manter funcionamento de agroindústrias

cnm municicipios logo

A Confederação Nacional dos Municípios (CMN) informou nesta quinta 26 que orientará as prefeituras a manter o funcionamento das agroindústrias e propôs a ampliação do diálogo com a Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) para garantir serviços de logística, distribuição de insumos e o abastecimento de alimentos à população brasileira durante o período de isolamento provocado pela pandemia do novo coronavirus (Covid-19)

A decisão é a resposta a um pedido do presidente da CNA, João Martins, defendendo a continuidade da produção nas agroindústrias, em cumprimento ao Decreto 10.282 e à Medida Provisória 926.

As duas normativas definem o agro como um dos setores essenciais e que precisa manter a atividade para assegurar o abastecimento de alimentos neste momento em que os brasileiros adotam o isolamento social e outras determinações para evitar a disseminação do coronavirus.

Na resposta, o presidente da CNM, Glademir Aroldi, disse que realizou uma videoconferência com a ministra da Agricultura, Tereza Cristina, e um representante do Ministério de Infraestrutura para discutir estratégias conjuntas.

Segundo ele, a ideia foi “nivelar as informações aos gestores municipais quanto às adequações de isolamento social com foco na manutenção de serviços essenciais, em especial a garantia de abastecimento, circulação de insumos e a manutenção de uma rede de apoio às atividades logísticas”.

O dirigente adiantou que será emitida uma nota conjunta da CNM e dos ministérios da Agricultura e da Infraestrutura para orientar os municípios sobre as medidas adequadas a serem tomadas.

 

  

AGROemDIA

O AGROemDIA é um site especializado no agrojornalismo, produzido por jornalistas com anos de experiência na cobertura do agro. Seu foco é a agropecuária, a agroindústria, a agricultura urbana, a agroecologia, a agricultura orgânica, a assistência técnica e a extensão rural, o cooperativismo, o meio ambiente, a pesquisa e a inovação tecnológica, o comércio exterior e as políticas públicas voltadas ao setor. O AGROemDIA é produzido em Brasília. E-mail: contato@agroemdia.com.br - (61) 99244.6832

Deixe uma resposta