Brasil vai exportar camarão para Coreia do Sul, anuncia CNA
O produtor rural brasileiro vai começar a exportar camarão para a Coreia do Sul, graças à atuação da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) que articulou junto com o Ministério da Agricultura a abertura do mercado sul-coreano.
“Fomos procurados pela Associação Nacional da Cadeia Produtiva do Camarão, Camarão BR, e entramos em contato com adidos agrícolas da China, Coreia do Sul, Reino Unido e Malásia. A primeira resposta positiva veio da Coreia do Sul e já credenciamos três plantas para exportação”, informa a coordenadora de Produção Animal da CNA, Lilian Figueiredo.
Segundo Lilian, apesar da produção de camarão nacional abastecer atualmente apenas o mercado interno, o setor já tinha a ideia de começar a exportar mesmo antes da pandemia do novo coronavírus (Covid-19).
“Com a crise do coronavírus, a necessidade de exportar foi intensificada porque entre 80% e 90% das vendas do produto eram para food service, bares e restaurantes que agora estão fechados”, observou.
Em 2019, o Brasil produziu 90 mil toneladas de camarão e a expectativa é alcançar o mesmo patamar de produção este ano, ressaltou Lilian. “Estamos auxiliando no cadastro de mais duas plantas e nossa intenção é continuarmos nossas ações para abrir mais mercados de interesse do carcinicultor.”
Para Murielle Chetrit Mayer Varela, diretora de exportação da Carapitanga Pescados do Brasil, a abertura do mercado sul-coreano é muito importante neste momento.
“Estamos muito felizes com a abertura do mercado coreano. Vamos poder começar a negociar de imediato. O mercado nacional está muito complicado neste momento por conta do coronavírus. A CNA nos ajudou muito nessa abertura e está nos orientando sobre os procedimentos e documentação necessários para a exportação.”
Da CNA
https://brasilzootecnia.wordpress.com/2020/04/12/alimento-alternativo-casca-de-soja/