Agrotins 2020 é mantida, apesar da pandemia, em formato inédito: 100% virtual

Foto: Esequias Araújo/Gov. TO

Último estado brasileiro a registrar casos de covid-19, provocada pelo novo coronavírus, Tocantins é o primeiro a anunciar a realização de uma grande feira agropecuária em meio à pandemia. A Agrotecnológica do Tocantins (Agrotins 2020) está confirmada para os dias 27, 28 e 29 deste mês e ocorrerá de forma inédita no Brasil: será 100% digital.

Maior agroevento da Região Norte, a Agrotins tem como tema este ano o “Cerrado Sustentável”. A programação será ao vivo e aberta para toda a comunidade por meio do site: https://www.agrotins.to.gov.br.

Em nota, o governo do Tocantins informa que a plataforma on-line reunirá expositores com os principais produtos do mundo agro, além de palestras, seminários, workshops e leilões transmitidos via internet.

Segundo o governador do TO, Mauro Carlesse, a Agrotins 2020 poderá servir de modelo para os demais estados que cancelaram ou suspenderam suas feiras agropecuárias devido à da pandemia.

“Por causa do novo coronavírus, entramos numa fase de grande dificuldade. Isso nos fez discutir de que forma poderíamos realizar a Agrotins deste ano, já que ela é muito importante para o agronegócio do estado. Então, decidimos usar a tecnologia a nosso favor. É uma inovação, estamos realizando a primeira feira agro totalmente digital do país”, destaca Carlesse.

Conhecimento e parceria

Conforme o secretário estadual de Agricultura, César Halum, a plataforma on-line do evento é de fácil acesso e apresentará oportunidades para que os produtores busquem tecnologias para o campo.

A programação terá 12 horas diárias de conteúdos transmitidos ao vivo, das 8h às 20 horas, além de materiais gravados que estarão disponíveis à comunidade até 30 dias após o evento.

A feira vai se conectar virtualmente com os agropecuaristas. “As caravanas [de produtores] que chegavam de todo o interior do Tocantins virão de forma digital. O governo trabalhará de forma on-line para que cada município participe de nossa programação, inclusive aquela voltada aos agricultores familiares”, afirma Halum.

Uma das marcas da Agrotins 2020 é a troca de conhecimentos essenciais para o campo. Por isso, a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), que esteve presente em todas as 20 edições da feira, fará uma apresentação especial neste ano.

De acordo com secretário Halum, a Embrapa divulgará em primeira mão 20 pesquisas inéditas para o Brasil. Além disso, apresentará uma nova variedade de arroz desenvolvida especificamente para as condições de clima e solo do Tocantins.

Negócios

Outra participação garantida na Agrotins 2020 são as instituições financeiras com linhas de crédito especiais para o agronegócio tocantinense.

“Na Agrotins 2020, o Banco do Brasil, o Banco da Amazônia e a Caixa Econômica Federal, além das instituições privadas e bancos cooperativos, ofertarão linhas de créditos especiais aos produtores. Quem quiser adquirir máquinas agrícolas, insumos e sementes encontrará taxas que vão variar a partir de 4,37% ao ano”, assinala Halum.

Em 2019, a Agrotins movimentou mais de R$ 2,5 bilhões em negócios, e a expectativa para e edição de 2020 é que esse valor seja superior.

 

AGROemDIA

O AGROemDIA é um site especializado no agrojornalismo, produzido por jornalistas com anos de experiência na cobertura do agro. Seu foco é a agropecuária, a agroindústria, a agricultura urbana, a agroecologia, a agricultura orgânica, a assistência técnica e a extensão rural, o cooperativismo, o meio ambiente, a pesquisa e a inovação tecnológica, o comércio exterior e as políticas públicas voltadas ao setor. O AGROemDIA é produzido em Brasília. E-mail: contato@agroemdia.com.br - (61) 99244.6832

Deixe uma resposta