FPA cria grupo para buscar soluções para a crise do setor leiteiro

Deputados Ronaldo Santini e Aline Sleutjes buscam soluções para apoiar setor leiteiro a superar a crise

Da redação AGROemDIA

A Frente Parlamentar da Agropecuária (FPA) aprovou, em reunião virtual nesta terça-feira 26, a criação de um grupo para tratar da crise do setor leiteiro. A informação é do deputado federal Ronaldo Santini (PTB-RS), um dos parlamentares que abordaram o assunto no encontro da FPA. O grupo será coordenado pela deputada Aline Sleutjes (PSL-PR).

Santini é um dos deputados federais que têm apoiado o Movimento Construindo Leite Brasil e a Abraleite (Associação Brasileira dos Produtores de Leite) na busca de soluções para que os produtores possam superar a crise enfrentada pelo setor nos últimos seis anos e agravada agora pela pandemia da covid-19.

Segundo Santini, a deputada Aline tratará do assunto com a ministra da Agricultura, Tereza Cristina, e, se for preciso, com os ministérios da Cidadania e da Educação, responsáveis, respectivamente, pelo Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) e pelo Programa Nacional de Alimentação Escolar (Pnae). A ideia é ampliar as compras de leite por meio dessas duas ações do governo federal.

O presidente da Abraleite, Geraldo Borges, também participou da reunião virtual da FPA. Ele expôs as dificuldades enfrentadas pelo setor, que passam pelos baixos preços do litro de leite ao produtor, altos custos de produção, carga tributária eleva e endividamento rural.

O presidente da FPA, deputado Alceu Moreira (MDB-RS), pediu ao presidente da Abraleite que agende com a deputada Aline as próximas reuniões do grupo e quais serão os movimentos que serão feitos, a partir de agora, para tentar encaminhar soluções para superar as dificuldades enfrentadas pelos produtores de leite.

 

 

 

 

AGROemDIA

O AGROemDIA é um site especializado no agrojornalismo, produzido por jornalistas com anos de experiência na cobertura do agro. Seu foco é a agropecuária, a agroindústria, a agricultura urbana, a agroecologia, a agricultura orgânica, a assistência técnica e a extensão rural, o cooperativismo, o meio ambiente, a pesquisa e a inovação tecnológica, o comércio exterior e as políticas públicas voltadas ao setor. O AGROemDIA é produzido em Brasília. E-mail: contato@agroemdia.com.br - (61) 99244.6832

Deixe uma resposta