Líder do governo na Câmara articula reunião entre produtores endividados e ministros de Bolsonaro

Os produtores rurais do Movimento Salve o Agro estão na expectativa de se reunir com os ministros Braga Neto (Casa Civil) e Tereza Cristina (Agricultura, Pecuária e Abastecimento) para pedir ao governo uma solução para o endividamento agrícola, estimado em cerca de R$ 600 bilhões – entre débitos com os bancos, fornecedores e cooperativas.

Na última sexta-feira 22, os produtores Adilson Borges e Newton Alves Ferreira, integrantes do Salve o Agro, estiveram reunidos, em Goiânia, com o líder do governo na Câmara Federal, deputado Major Vitor Hugo (PSL-GO) para tratar do endividamento rural. Segundo eles, o parlamentar ficou de agendar uma audiência dos produtores endividados com Braga Neto e Tereza Cristina, nos próximos dias.

De acordo com Adilson Borges, a ideia é levar à reunião pelo menos uns 10 produtores dos setores mais atingidos pelo endividamento, como soja, café, cacau, cana-de-açúcar, leite e pecuária de corte. “O endividamento atinge praticamente toda as cadeias produtivas da agropecuária e está ameaçando a nossa atividade.”

Uma das propostas defendidas pelos produtores pelos produtores é a repactuação das dívidas rurais. Adilson Borges enfatiza também que a solução para o endividamento e o passivo do Funrural foram promessas de campanha feitas pelo presidente Jair Bolsonaro.

Newton Alves Ferreira acrescenta que o alongamento é algo viável, com a taxa de reciprocidade dos bancos. “Isso pode muito bem ser feito, porque não tem dinheiro novo. O valor da reciprocidade é muito maior do que o do seguro rural, e os bancos têm condições de alongar, sem tenham prejuízo e permitindo que os agropecuaristas possam pagar as suas contas. Não queremos mais dinheiro. Queremos é saldar os nossos débitos.”

“Nós reconhecemos as dificuldades do momento e continuamos apoiando o governo do presidente Bolsolaro. Por isso, esperamos que ele nos apoie na busca de uma solução para essas questões e, se possível, até nos receba em audiência para que possamos relatar diretamente para ele a situação vivida pelos agropecuaristas”, pontua Adilson Borges.

 

 

 

AGROemDIA

O AGROemDIA é um site especializado no agrojornalismo, produzido por jornalistas com anos de experiência na cobertura do agro. Seu foco é a agropecuária, a agroindústria, a agricultura urbana, a agroecologia, a agricultura orgânica, a assistência técnica e a extensão rural, o cooperativismo, o meio ambiente, a pesquisa e a inovação tecnológica, o comércio exterior e as políticas públicas voltadas ao setor. O AGROemDIA é produzido em Brasília. E-mail: contato@agroemdia.com.br - (61) 99244.6832

Deixe uma resposta