Campanha nacional de vacinação contra aftosa é prorrogada até 15 de junho

 

vacina aftosa to mulher.jpg
Foto: Adapec/TO/Gov.br

O Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) prorrogou até 15 de junho, com exceção do Amapá e de Santa Catarina, a primeira etapa da campanha nacional de vacinação contra a febre aftosa, que terminaria nesta quinta-feira (31). A decisão foi tomada devido à greve dos caminhoneiros contra a alta de combustíveis, que prejudicou o transporte e a venda do produto.

Em memorando enviado às superintendências federais de Agricultura, a Coordenação de Animais Terrestres (CAT) do Mapa ressalta que a serviço veterinário de cada unidade da Federação deverá regulamentar a medida. No comunicado, a CAT informa que permanece inalterado o prazo de 30 dias, após 15 de junho, para envio do relatório de vacinação ao Mapa.

Ainda de acordo com a CAT, a vacinação dos bovinos e bubalinos contra a aftosa é obrigatória em todo o território nacional. A primeira etapa da imunização é em maio na maioria dos estados e o DF, enfatiza o Mapa. Dias atrás, o Brasil foi declarado como livre de aftosa com vacinação pela Organização Mundial de Saúde Animal (OIE).

No memorando, a CAT assinala ainda que a greve dos caminhoneiros afetou, de modo generalizado, todos os setores, incluindo o de distribuição e venda de vacinas, comprometendo a execução normal das etapas de imunização contra a febre aftosa. O Mapa observa também que a prorrogação atende a pedido de vários estados.

 

 

 

 

AGROEMDIA

O AGROemDIA é um site especializado no agrojornalismo, produzido por jornalistas com anos de experiência na cobertura do agro. Seu foco é a agropecuária, a agroindústria, a agricultura urbana, a agroecologia, a agricultura orgânica, a assistência técnica e a extensão rural, o cooperativismo, o meio ambiente, a pesquisa e a inovação tecnológica, o comércio exterior e as políticas públicas voltadas ao setor. O AGROemDIA é produzido em Brasília. E-mail: agroemdia@gmail.com - (61) 992446832

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: