Cepea: Com baixo excedente, importação de soja é a maior desde junho de 2016

Foto: Embrapa

Com volume recorde de soja exportado no primeiro semestre, o mercado brasileiro começa a ter dificuldades para se abastecer, segundo o Cepea. Empresas do Sul do país, inclusive, já importam a oleaginosa do Mercosul.

Em junho, o país comprou 89,76 mil toneladas de soja (especificamente nesse mês, apenas do Paraguai), mais que o dobro do adquirido em maio e o maior volume importado desde junho de 2016, conforme a Secex.

Mesmo nesse cenário, a baixa liquidez e o enfraquecimento do dólar limitaram o movimento de alta nos valores domésticos.

Óleo de soja

Com a baixa oferta de matéria-prima e a crescente demanda externa por óleo de soja, os preços do derivado e os prêmios para exportação seguem atingindo novos recordes, de acordo com dados do Cepea.

As indústrias de biodiesel também estão ativas – algumas fábricas brasileiras, inclusive, mostram interesse em exportar o óleo de soja em detrimento de vendê-lo no mercado doméstico.

Do Cepea

AGROemDIA

O AGROemDIA é um site especializado no agrojornalismo, produzido por jornalistas com anos de experiência na cobertura do agro. Seu foco é a agropecuária, a agroindústria, a agricultura urbana, a agroecologia, a agricultura orgânica, a assistência técnica e a extensão rural, o cooperativismo, o meio ambiente, a pesquisa e a inovação tecnológica, o comércio exterior e as políticas públicas voltadas ao setor. O AGROemDIA é produzido em Brasília. E-mail: contato@agroemdia.com.br - (61) 99244.6832

Deixe uma resposta