Quer exportar para países islâmicos? CNA oferece curso. Inscrições gratuitas

A Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) e a Federação das Associações Muçulmanas do Brasil (Fambras) estão com inscrições gratuitas abertas para o curso online “O mundo islâmico – oportunidades e desafios para a agropecuária brasileira”.

O curso vai apresentar oportunidades e desafios para o agronegócio do Brasil no mercado Halal, formado por países de maioria islâmica. Entre os assuntos que serão abordados, estão tendências de consumo de alimentos e bebidas, certificações específicas e atração de investimentos diretos.

O mercado Halal é formado por quase 2 bilhões de pessoas, mas também está atraindo a atenção de quem busca a segurança dos alimentos também. “É um mercado de extrema importância para o Brasil, que figura como líder mundial na exportação de proteína Halal”, assinala, em nota, a CNA.

Ano passado, de acordo com dados da Câmara de Comércio Árabe-Brasileira, o Brasil foi o terceiro maior parceiro comercial dos países árabes, atrás apenas da China e dos Estados Unidos. O bloco comprou mais de US$ 12,2 bilhões de produtos brasileiros, uma alta de 6,3% em relação a 2018. A pauta de exportações foi liderada por frango, açúcar, minério de ferro, carne bovina e grãos.

Os encontros do curso online ocorrerão nos dias 6, 13, 20 e 25 de agosto, a partir das 9h, e terão duração máxima de 90 minutos. Os professores ministrarão palestras ao vivo por meio da plataforma virtual Zoom. As inscrições são gratuitas e devem ser realizadas clicando aqui.

Módulos

A programação trará a experiência de profissionais do setor privado, governo e academia. Cada encontro terá dois módulos temáticos. Ao todo, serão oito temas:

– População islâmica no mundo: distribuição geográfica, padrões e novas tendências de consumo de alimentos e bebidas;

– Princípios do Islamismo e seus reflexos para o mercado internacional de bens agropecuários;

– Normas e princípios do Direito Islâmico e sua relação com o sistema jurídico internacional;

– O conceito Halal: certificações e regulamentos para os setores de alimentos e bebidas;

– O comércio internacional de alimentos e produtos Halal: oportunidades e desafios para o setor agropecuário;

– A política comercial do agronegócio brasileiro para países islâmicos;

– Banca Islâmica e as principais características das finanças islâmicas;

– Fundos soberanos de países Islâmicos: investimentos diretos e financiamentos para o agronegócio no Brasil.

O curso, que tem apoio da Câmara de Comércio Árabe-Brasileira (CCAB) e da Academia Halal do Brasil, já foi ministrado em instituições como Ministério das Relações Exteriores/Instituto Rio Branco e na Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), em Brasília. É indicado para profissionais do setor agropecuário, do segmento agroexportador, funcionários do serviço público das áreas de comércio exterior e diplomacia, imprensa, academia e demais interessados no assunto.

Ao final do curso, a CNA e a Fambras emitirão certificados eletrônicos para os inscritos com a participação mínima de 75% de acompanhamento das palestras.

 

 

AGROemDIA

O AGROemDIA é um site especializado no agrojornalismo, produzido por jornalistas com anos de experiência na cobertura do agro. Seu foco é a agropecuária, a agroindústria, a agricultura urbana, a agroecologia, a agricultura orgânica, a assistência técnica e a extensão rural, o cooperativismo, o meio ambiente, a pesquisa e a inovação tecnológica, o comércio exterior e as políticas públicas voltadas ao setor. O AGROemDIA é produzido em Brasília. E-mail: contato@agroemdia.com.br - (61) 99244.6832

Um comentário em “Quer exportar para países islâmicos? CNA oferece curso. Inscrições gratuitas

Deixe uma resposta