Safra norte-americana tem boas perspectivas, aponta relatório do Aproclima

Foto: Aprosoja/Divulgação

O relatório quinzenal do Projeto Aproclima, da Associação dos Produtores de Soja e Milho de Mato Grosso (Aprosoja-MT), traz novas perspectivas para a safra de soja e de milho dos Estados Unidos. Conforme o documento, as expectativas são excelentes para as duas culturas, mas os produtores norte-americanos devem ficar atentos as próximas previsões climáticas, pois a falta de chuva pode prejudicar parte das lavouras de milho.

“As lavouras de soja norte-americanas estão com índice 69,00% boas a excelentes segundo o USDA, 6,20 p.p acima da média. Com 64% das áreas em florescimento, o mercado acredita cada vez mais em uma safra cheia por lá. Já para o milho, as condições boas a excelentes estão próximas da média de cinco anos. A cultura está com 59% das áreas em floração e há certa pressão nos preços devido ao bom andamento”, informa o relatório.

Quanto as condições climáticas norte-americana, no período 22 a 26 de julho, a previsão de anomalias de temperatura mostra que pouca chuva e temperaturas elevadas podem afetar as áreas de milho. “A previsão para os próximos dias, principalmente na região do cinturão do milho, mostra que podem ocorrer temperaturas acima da média. Porém, a chuva também deve ocorrer acima do normal em boa parte da região produtora do país (excluindo a parte central). Dependendo das próximas previsões, possivelmente as lavouras continuarão com bom potencial produtivo”, pontua a estimativa.

Aproclima

Iniciativa inédita no país para promover o gerenciamento de riscos nas lavouras, o projeto Aproclima traz um relatório de acompanhamento climático que auxilia o produtor.

O programa conta 33 estações climáticas instaladas estrategicamente em propriedades rurais nos quatro cantos de Mato Grosso. Os produtores que aderiram à iniciativa conseguem, por meio da internet, acompanhar a variação climática em sua propriedade e as previsões do tempo. As previsões climáticas são disponibilizadas semanalmente a todos os associados da Aprosoja.

O projeto está sob a responsabilidade da gerência de Defesa Agrícola da Aprosoja. “A finalidade é proporcionar mais garantias sobre a situação climática para a tomada de decisões do produtor rural”, diz a gerente do setor, Jerusa Rech.

De acordo com ela, apresentar as condições atuais da safra norte-americana, de maneira simplificada e com os dados de relatórios do USDA, permite que o produtor tenha conhecimento de como está o mercado lá fora, Com isso,  “ele pode se adiantar e se programar, usando esses dados para compras e contratos futuros, por exemplo.”

A iniciativa da Aprosoja conta com a parceria da Escola Superior de Agricultura “Luiz de Queiroz” (ESALQ) e do Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária (Imea).

Aproclima_Relatorio_julho20-07-2020 (2) (1)

AGROemDIA

O AGROemDIA é um site especializado no agrojornalismo, produzido por jornalistas com anos de experiência na cobertura do agro. Seu foco é a agropecuária, a agroindústria, a agricultura urbana, a agroecologia, a agricultura orgânica, a assistência técnica e a extensão rural, o cooperativismo, o meio ambiente, a pesquisa e a inovação tecnológica, o comércio exterior e as políticas públicas voltadas ao setor. O AGROemDIA é produzido em Brasília. E-mail: contato@agroemdia.com.br - (61) 99244.6832

Deixe uma resposta