Vídeo: Startup agro eleva produtividade em 12% com uso de gás carbônico

Ricardo Wegrzynovski

Aumentar a produtividade em 12% com uma tecnologia aplicada diretamente na semente. Isso foi possível após intensa pesquisa da aplicação de gás carbônico nas sementes, especialmente nas culturas soja, milho e feijão. Essa é a conquista da startup agritech Dioxd. Os testes em laboratórios e em plantações confirmam o sucesso que pode alavancar a produção. Agora, a startup busca apoio financeiro para chegar ao mercado de sementes em larga escala.

Os estudos foram desenvolvidos pelo estudante de agronomia João Americo Macori Barboza (https://www.linkedin.com/in/joao-barboza/), de Londrina, no Paraná. A ideia surgiu cedo, numa feira de ciências. Aos 12 anos, João Americo desenvolveu uma técnica agrícola com experimentos de laboratório. A partir dali, com incentivo dos professores da escola e da família de agricultores, foi desenvolvendo pesquisas de iniciação científica voltadas ao campo.

Com isso, o estudante foi acumulando participações e prêmios em diversas feiras de tecnologias agrícolas pelo mundo, principalmente nos Estados Unidos e Itália. No Brasil, o destaque foi durante a feira de ciências da Universidade de São Paulo (USP, entre outras.

A startup Dioxd passou por todos os testes de campo, com aval de universidades e da Kasuya Inteligência Agronômica, empresa de engenharia agronômica da região do Matopiba (MA, TO, PI e BA).

“Começamos a desenvolver toda uma metodologia em 2014. Desde então, ganhamos diversos prêmios. A gente também ganhou uma credencial para participar da I-Sweep, feira voltada ao desenvolvimento sustentável e engenharia, realizada em Huston, no Texas, nos Estados Unidos”, conta João Americo.

De acordo com ele, a startup está madura, com validações acadêmicas. “Temos uma metodologia com viabilidade econômica, fizemos testes em laboratório, em campo, validação científica em universidades, com estatísticas. Enfim, fizemos todas as análises dentro do padrão exigido para publicações em revistas nacionais e internacionais.”

A atual fase é a apresentação do case Dioxd para investidores interessados em colocar o produto no mercado em larga escala. A startup é acelerada pela Cyklo Agritech, de Luís Eduardo Magalhães, no oeste da Bahia.

Saiba mais:

Whatsapp 55+ (77) 9 9908-2305

AGROemDIA

O AGROemDIA é um site especializado no agrojornalismo, produzido por jornalistas com anos de experiência na cobertura do agro. Seu foco é a agropecuária, a agroindústria, a agricultura urbana, a agroecologia, a agricultura orgânica, a assistência técnica e a extensão rural, o cooperativismo, o meio ambiente, a pesquisa e a inovação tecnológica, o comércio exterior e as políticas públicas voltadas ao setor. O AGROemDIA é produzido em Brasília. E-mail: contato@agroemdia.com.br - (61) 99244.6832

Deixe uma resposta