PIB agropecuário deve crescer 3,2% em 2021, prevê Ipea

Foto: Elio Rizzo/AGROemDIA

O Produto Interno Bruto (PIB) do setor agropecuário deve crescer 3,2% em 2021, segundo projeção divulgada pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) nesta terça-feira 25. As lavouras devem ter alta de 3,2%, e a pecuária, de 5%, conforme o Ipea.

No caso da agricultura, os destaques são milho e soja, com crescimentos estimados de 9,1% e 10,5% respectivamente, com base em dados da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) sobre a safra 2020/21.

Na pecuária, a projeção é de recuperação para todos os segmentos (bovinos, frango, suínos, leite e ovos), liderados pelo aumento de 6,3% na produção de carne bovina.

“São vários anos de crescimento e de aumento de produtividade. No nosso entendimento, esse setor [agropecuário] é muito importante para o desempenho da economia”, disse o diretor do Ipea, José Ronaldo Souza, ao participar da live de anúncio das Perspectivas para a Agropecuária 2020/2021 – Edição Grãos, promovida pela Conab.

O PIB do setor deste ano foi revisto de 2% para 1,5%. As estimativas para a lavoura subiram de 3% para 3,6% em 2020, mas as da pecuária recuou 2,8%, sobretudo por causa da queda de 6,3% prevista para a produção de carne bovina.

Apesar da revisão, o diretor do Ipea ressalta que a agropecuária foi a única atividade econômica a apresentar crescimento em um cenário de incertezas devido à pandemia. A estimativa, conforme o diretor, é que o segmento de bovinos apresente recuperação da demanda no segundo semestre do ano com a retomada da economia.

O Brasil poderá colher 278,7 milhões de toneladas de grãos na safra 2020/21, o que representa aumento de 8%, segundo cálculos da Conab, divulgados no estudo Perspectivas para a Agropecuária Safra 2020/21 – Edição Grãos. Clique aqui para ler mais sobre o levantamento da Conab.

Do Mapa, com Ipea

 

AGROemDIA

O AGROemDIA é um site especializado no agrojornalismo, produzido por jornalistas com anos de experiência na cobertura do agro. Seu foco é a agropecuária, a agroindústria, a agricultura urbana, a agroecologia, a agricultura orgânica, a assistência técnica e a extensão rural, o cooperativismo, o meio ambiente, a pesquisa e a inovação tecnológica, o comércio exterior e as políticas públicas voltadas ao setor. O AGROemDIA é produzido em Brasília. E-mail: contato@agroemdia.com.br - (61) 99244.6832

Deixe uma resposta