Dia das Crianças: Embrapa disponibiliza conteúdo para o público infantil

Foto: Carla Timm/Embrapa

Em alusão ao Dia das Crianças, a Embrapa Hortaliças (Brasília) reuniu em uma página especial todas as publicações com conteúdo direcionado ao público infantil. No “Cantinho da Criança” (clique aqui) é possível fazer o download gratuito de cinco edições do Almanaque Horta & Liça, três volumes do Hortaliças para Crianças, uma revista especial da Turma da Mônica e a revista Espantalho.

De forma lúdica e informativa, o conteúdo das publicações trata do incentivo ao consumo de hortaliças, de como evitar o desperdício de alimentos, e o estímulo à adoção de hábitos alimentares saudáveis. E como criança gosta de aprender brincando, o aspecto lúdico é reforçado ainda mais por meio dos jogos, como cruzadinha, caça-palavras, labirinto e desenhos para colorir que estão nas publicações.

A iniciativa do “Cantinho da Criança” foi da área de Transferência de Tecnologia da Embrapa Hortaliças diante da impossibilidade de realizar ações presenciais, como é feito anualmente em outubro, em virtude da pandemia do coronavírus.

“O período de isolamento social foi um impedimento para diminuirmos o contato com o nosso público infantil. O ‘Cantinho da Criança’ é mais uma oportunidade para disponibilizarmos informação, conscientização e diversão às crianças”, informa o chefe-adjunto, Henrique Carvalho.

A maior parte dessas publicações é distribuída a alunos do ensino fundamental de escolas públicas e privadas do Distrito Federal durante visita à Embrapa Hortaliças, por meio do Programa Embrapa & Escola, suspenso em virtude da pandemia. O programa procura aproximar a ciência do universo estudantil, por meio de palestras e visitas aos campos experimentais das unidades de pesquisa da Embrapa.

Outras ações

A Embrapa Hortaliças tem realizado diversas ações envolvendo o público infanto-juvenil também com o intuito de mostrar como que a ciência agrária está inserida no cotidiano das pessoas que vivem na cidade. Nos dois últimos anos, milhares de estudantes visitaram a Embrapa Hortaliças durante as edições das feiras “Pesquisadores do Futuro” e “Horta & Escola: Feira de Ciência e Tecnologia da Embrapa Hortaliças”, com a participação de instituições parceiras e apoio da FAP-DF e do CNPq, respectivamente.

Com foco no ambiente escolar, a Embrapa Hortaliças em parceria com a Embrapa Cocais, Embrapa Meio-Norte e Ministério da Cidadania, com o apoio de instituições municipais, desenvolveram o projeto-piloto de implantação de hortas pedagógicas em escolas de cidades do Maranhão e do Piauí. A expectativa é ampliar o projeto para outras instituições de ensino, inclusive do Distrito Federal.

“Em cada uma dessas atividades, buscamos estimular o consumo de hortaliças a partir do reconhecimento de sua importância para a saúde. As crianças têm grande poder de replicar esses conhecimentos e fomentar a mudança de hábitos em suas casas”, acredita o chefe-geral da Embrapa Hortaliças, Warley Nascimento.

Da Embrapa Hortaliças

 

AGROemDIA

O AGROemDIA é um site especializado no agrojornalismo, produzido por jornalistas com anos de experiência na cobertura do agro. Seu foco é a agropecuária, a agroindústria, a agricultura urbana, a agroecologia, a agricultura orgânica, a assistência técnica e a extensão rural, o cooperativismo, o meio ambiente, a pesquisa e a inovação tecnológica, o comércio exterior e as políticas públicas voltadas ao setor. O AGROemDIA é produzido em Brasília. E-mail: contato@agroemdia.com.br - (61) 99244.6832

Deixe uma resposta