Presidente da Embrapa prevê mudanças na produção de alimentos

Celso Moretti em evento virtual promovido pela Câmara de Comércio Árabe Brasileira – Reprodução internet

No cenário global pós-pandemia, será preciso adotar novos conceitos na produção de alimentos para que haja saúde e segurança alimentar para a população, alertou o presidente da Embrapa, Celso Moretti, ao participar do Fórum Econômico Brasil e Países Árabes. Eles serão baseados em 4 “S”: sanidade animal, saúde humana, segurança dos alimentos e sustentabilidade.

“As perspectivas vão demandar muitas mudanças, porque estaremos diante de uma realidade diferente em termos populacionais, urbanização, longevidade e padrões de consumo”, disse Moretti. “Será necessário definir estratégias que garantam a sustentabilidade em uma realidade que exigirá 35% a mais de alimento, 40% de energia e 50% de água para alimentar 8,5 bilhões de pessoas no planeta”.

Durante o evento virtual, promovido pela Câmara de Comércio Árabe Brasileira, nessa quarta-feira 21, Moretti destacou também o papel da pesquisa agropecuária, concentrada no desenvolvimento de metas sustentáveis. Também falou sobre a importância da ciência em estudos relacionados à edição genômica, gestão de risco, intensificação sustentável, agricultura 4.0 e convergências tecnológicas.

Moretti abordou a trajetória de transformação da agricultura brasileira nos últimos 50 anos: “A Embrapa e as instituições de pesquisa agropecuária foram capazes de desafiar as limitações características no cinturão tropical do globo e consolidar um padrão de produtividade sem precedentes”.

O presidente se referiu aos encontros com delegações e visitas aos Emirados Árabes Unidos. Nessas ocasiões, assinalou, foi possível constatar enormes oportunidades de cooperação em diferentes áreas.

Ao lado do diretor do Instituto Nacional de Pesquisa Agronômica (INRA), do Marrocos, Faouzi Bekkaoui, o presidente da Embrapa participou do painel Segurança alimentar: uma parceria estratégica entre Brasil e o mundo árabe.

O evento teve como tema O Futuro é Agora”.

*Com informações da Embrapa

 

 

 

AGROemDIA

O AGROemDIA é um site especializado no agrojornalismo, produzido por jornalistas com anos de experiência na cobertura do agro. Seu foco é a agropecuária, a agroindústria, a agricultura urbana, a agroecologia, a agricultura orgânica, a assistência técnica e a extensão rural, o cooperativismo, o meio ambiente, a pesquisa e a inovação tecnológica, o comércio exterior e as políticas públicas voltadas ao setor. O AGROemDIA é produzido em Brasília. E-mail: contato@agroemdia.com.br - (61) 99244.6832

Deixe uma resposta