Unidades da Frigol obtêm certificação que atesta segurança dos alimentos

 

Foto: Frigol/Divulgação

As unidades industriais da Frigol S.A. em Lençóis Paulista (SP), São Félix do Xingu e Água Azul do Norte, ambas no Pará, e Cachoeira Alta (GO) acabam de obter a certificação HACCP (Análise de Perigos e Pontos Críticos de Controle), que garante a segurança dos alimentos para os consumidores, sob o ponto de vista sanitário.

“A certificação HACCP é referência global e posiciona as unidades da Frigol entre as mais seguras do mundo. É uma conquista importante para a Frigol, para os nossos parceiros comerciais e para quem aprecia nossa linha de carnes”, destaca o CEO Marcos Câmara.

A certificação HACCP possibilita a conquista de novas certificações de qualidade e segurança para as unidades da Frigol, como BRC START e BRCGS FOOD V8. “Essas certificações nos proporcionarão muitos ganhos, como padronização dos processos, redução de não conformidades em processos e produtos, abertura de novos mercados e, principalmente, a consciência de produzir alimentos seguros e de qualidade para milhares de pessoas em todo o mundo”, acrescenta Câmara.

O método HACCP existe desde a década de 1960 e foi elaborado para atender à solicitação da NASA, cujo desafio era garantir que os alimentos ingeridos no espaço fossem seguros e não causassem indisposição ou doenças à tripulação. Após vários estudos e testes, foi criada uma técnica para avaliar detalhadamente cada etapa da fabricação dos alimentos e identificar os pontos críticos para controle preventivo.

Deste 1969, o HACCP atende aos Códigos de Práticas em Higiene de Alimentos Codex Alimentarius. Na década de 1990, o Ministério da Saúde definiu procedimentos de implantação do HACCP nas indústrias em geral.  Em 2001, a ISO constituiu diretrizes para a aplicação da norma ISO 9001 especificamente em indústria de alimentos e bebidas. Essas diretrizes envolviam a aplicação do HACCP. Quatro anos depois, a ISO publicou a Norma ISO 22000, referente a Requisitos de Sistema de Gerenciamento de Segurança de Alimentos, para qualquer organização na cadeia de alimentos. Dessa forma, ficaram integrados todos os requisitos de sistemas de gestão, programas pré-requisitos (BPF) e princípios HACCP.

 

 

AGROemDIA

O AGROemDIA é um site especializado no agrojornalismo, produzido por jornalistas com anos de experiência na cobertura do agro. Seu foco é a agropecuária, a agroindústria, a agricultura urbana, a agroecologia, a agricultura orgânica, a assistência técnica e a extensão rural, o cooperativismo, o meio ambiente, a pesquisa e a inovação tecnológica, o comércio exterior e as políticas públicas voltadas ao setor. O AGROemDIA é produzido em Brasília. E-mail: contato@agroemdia.com.br - (61) 99244.6832

Deixe uma resposta