Algodão: Exportações são intensas, mesmo com mercado interno lento

Foto: Abapa/Divulgação

A liquidez no mercado interno de algodão em pluma está baixa. Segundo pesquisadores do Cepea, vendedores vêm limitando a oferta, e compradores estão resistentes em pagar valores mais altos. No acumulado da parcial deste mês (até o dia 17), o Indicador do algodão em pluma CEPEA/ESALQ, com pagamento em 8 dias, registra baixa de 5,6%, fechando a R$ 3,8266/lp nessa terça-feira 17.

Já as exportações de algodão em pluma estão intensas neste mês e podem atingir novo volume recorde. Somente nos primeiros nove dias úteis de novembro, o Brasil já embarcou 196,3 mil toneladas de pluma, segundo a Secex.

Como comparação, de abril a julho deste ano, os embarques somaram 294,2 mil toneladas, e de agosto a outubro, 508,4 mil toneladas de pluma. Desse modo, caso o atual ritmo de vendas externas se mantenha até o final de novembro, o volume exportado deve superar o recorde atingido em janeiro deste ano, de 308,8 mil toneladas.

Do Cepea

AGROemDIA

O AGROemDIA é um site especializado no agrojornalismo, produzido por jornalistas com anos de experiência na cobertura do agro. Seu foco é a agropecuária, a agroindústria, a agricultura urbana, a agroecologia, a agricultura orgânica, a assistência técnica e a extensão rural, o cooperativismo, o meio ambiente, a pesquisa e a inovação tecnológica, o comércio exterior e as políticas públicas voltadas ao setor. O AGROemDIA é produzido em Brasília. E-mail: contato@agroemdia.com.br - (61) 99244.6832

Deixe uma resposta