Exportações brasileiras de uva aumentam mais de 300% em outubro

Foto: Embrapa

As exportações brasileiras de uvas registraram bom desempenho em outubro, somando 14,1 mil toneladas e com receita de US$ 29,5 milhões, aumentos de expressivos 318,5% e 312,5%, respectivamente, frente a setembro, conforme dados da Secex.

Segundo pesquisadores do Hortifruti/Cepea, a firme demanda na União Europeia, alavancada pela busca por alimentos saudáveis e pela falta de frutas de outros países ofertantes, tem sido a grande responsável pela elevação dos embarques neste segundo semestre.

Apesar de o volume exportado em outubro/20 ter ficado 10% inferior ao de outubro/19, a rentabilidade do setor exportador está bastante positiva. Isso porque, além da expressiva valorização da moeda norte-americana frente ao real neste ano, o preço médio da uva, em dólar, aumentou cerca de 5% em relação a outubro do ano passado. Nesse contexto, produtores brasileiros seguem priorizando as exportações, o que vem controlando a oferta no mercado doméstico e favorecendo valorizações.

Do Cepea

AGROemDIA

O AGROemDIA é um site especializado no agrojornalismo, produzido por jornalistas com anos de experiência na cobertura do agro. Seu foco é a agropecuária, a agroindústria, a agricultura urbana, a agroecologia, a agricultura orgânica, a assistência técnica e a extensão rural, o cooperativismo, o meio ambiente, a pesquisa e a inovação tecnológica, o comércio exterior e as políticas públicas voltadas ao setor. O AGROemDIA é produzido em Brasília. E-mail: contato@agroemdia.com.br - (61) 99244.6832

Deixe uma resposta