Acordo entre Apex e OCB vai promover exportações de cooperativas

A Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (APEX-Brasil) e a Organização das Cooperativas Brasileiras (OCB) assinaram, nesta semana, um acordo de cooperação técnica que prevê uma série de ações para ajudar cooperativas de todos os estados a entrarem no comércio internacional. Na prática, é uma iniciativa que quer colocar os produtos nacionais nas prateleiras do mercado internacional. Ou seja, levar as nossas cooperativas para além das fronteiras.

Entre as medidas previstas no acordo estão a qualificação de cooperativas, a realização de feiras e rodadas de negócios internacionais para promover os produtos brasileiros, em especial os relacionados à biodiversidade da Amazônia e do Cerrado; e desenvolvimento de estratégia de marketing para exportação e participação dessas empresas em projetos setoriais.

A ministra da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Tereza Cristina, participou da solenidade virtual de assinatura do acordo. “Essa internacionalização, com certeza, trará uma expertise maior para todas as nossas cooperativas. Não para as grandes cooperativas, que já estão nesse mercado, mas, principalmente, para as médias e pequenas. Eu acho que a expectativa é muito grande”, disse a ministra.

Tereza Cristina ressaltou que o acordo representa um passo importante para a promoção das exportações do agronegócio brasileiro. “Eu tenho certeza de que bons frutos virão na sustentabilidade do agronegócio, enfim, da agropecuária brasileira.”

Para o presidente da Organização das Cooperativas Brasileiras (OCB), Márcio Lopes de Freitas, que também participou do evento, o acordo firmado, além de alavancar o cooperativismo brasileiro, vai ajudar na geração de empregos.

“Queremos ampliar essa base. O cooperativismo precisa dessa ajuda, dessa alavanca para continuar crescendo e aumentando seu espaço no mercado internacional”, disse Márcio de Freitas.

Segundo a Apex-Brasil, o setor cooperativista do Brasil gera 450 mil empregos diretos, R$ 350 bilhões em ativos e R$ 260 bilhões em receitas. De tudo que se consome atualmente no país, metade vem do sistema cooperativista.

Apex-Brasil

A Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos atua para promover os produtos e serviços brasileiros no exterior e atrair investimentos estrangeiros para setores estratégicos da economia brasileira.

Para alcançar os objetivos, a Apex-Brasil realiza diversas ações, como missões comerciais, rodadas de negócios, apoio à participação de empresas brasileiras em feiras internacionais e visitas de compradores estrangeiros e formadores de opinião para conhecer a estrutura produtiva brasileira.

Segundo a Apex-Brasil, no ano passado, a Agência apoiou 14 mil empresas brasileiras em processos de internacionalização, ou seja, mais de 30% da exportação total do Brasil ou cerca de US$ 68 bilhões de dólares.

A Agência conta com a participação de representantes de instituições públicas e privadas. Fazem parte do conselho deliberativo da Apex-Brasil, os Ministérios da Agricultura, Pecuária e Abastecimento; das Relações Exteriores; a Secretaria-Executiva do Programa de Parcerias de Investimentos (PPI); o Banco Nacional do Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES); a Confederação Nacional da Indústria (CNI); a Confederação Nacional da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA); o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae); a Associação de Comércio Exterior do Brasil (AEB); e a Secretaria-executiva da Câmara de Comércio Exterior (Camex).

*Com informações da Apex

AGROemDIA

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