Castrolanda se consolida entre as maiores empresas do agro brasileiro

A Castrolanda garantiu o sétimo lugar entre as maiores empresas paranaenses do agronegócio. A cooperativa ficou também entre as maiores do ramo no Brasil, segundo o Prêmio Valor 1000, realizado pela Revista Valor Econômico em parceria com a Serasa Experian e o Centro de Estudos em Finanças da EAESP/FGV-SP.

Em comparação ao ano de 2018, a Castrolanda subiu três posições, após ver a receita crescer, e se consolida como a 11ª maior cooperativa do país. O lucro líquido foi de R$ 66 milhões, com EBITDA (lucros antes de juros, impostos, depreciação e amortização) de R$ 161 milhões.

O presidente da Castrolanda, Willem Berend Bouwman, diz que estes resultados são consequências dos vários anos de trabalho. “Em quase 70 anos, a Castrolanda se tornou uma cooperativa muito sólida. Além disso, estamos inseridos em uma região com altos níveis de produtividade, estas são apenas algumas das questões que nos permitem continuar com prosperidade”.

Dados da Organização das Cooperativas Brasileiras (OCB) mostram que em uma década o número de cooperativas do agro cresceu 4% no Brasil. Até 2018, eram cerca de 1600 cooperativas no agronegócio. Das 15 maiores, 10 estão sediadas no Paraná.

Para o diretor-executivo Seung Lee, algumas questões devem ser levadas em consideração. “A curva de crescimento da Castrolanda coincide bastante com a industrialização dos nossos processos e a consolidação das nossas fábricas. Uma das coisas que também nos favorece é o bom modelo de cooperação que permite a sustentabilidade da cadeia produtiva.”

“Os resultados nos mostram que estamos em um Estado muito desenvolvido quando se trata do cooperativismo e do agronegócio. Isso favorece o crescimento do sistema, seja com pequenas ou grandes propriedades”, completa Willem.

AGROemDIA

O AGROemDIA é um site especializado no agrojornalismo, produzido por jornalistas com anos de experiência na cobertura do agro. Seu foco é a agropecuária, a agroindústria, a agricultura urbana, a agroecologia, a agricultura orgânica, a assistência técnica e a extensão rural, o cooperativismo, o meio ambiente, a pesquisa e a inovação tecnológica, o comércio exterior e as políticas públicas voltadas ao setor. O AGROemDIA é produzido em Brasília. E-mail: contato@agroemdia.com.br - (61) 99244.6832

Deixe uma resposta