Área colhida de cana até outubro no centro-sul é a maior das últimas 5 safras

Foto: Paulo Lanzetta/Embrapa

Do Broadcast

O Centro-Sul do país colheu na safra atual, até outubro, 7,099 milhões de hectares de cana-de-açúcar, aumento de 1,2% na comparação com o ciclo anterior, de acordo com o relatório Cana Zoom, produzido pela União da Indústria de Cana-de-Açúcar (Unica) e parceiros. “Trata-se do maior avanço na área colhida das últimas cinco safras, favorecido pelo aproveitamento do tempo acima da média”, diz comunicado da entidade.

O processamento de cana na região chegou a 565,92 milhões de toneladas até o fim de outubro, 3,7% a mais do que em 2019/20, e o Açúcar Total Recuperável (ATR) ficou em 144,9 kg/tonelada, avanço anual de 4,3%. A concentração de açúcar se deve, em parte, ao tempo seco na região, que favorece também a colheita – o aproveitamento do tempo nesta safra está em 87,2%, maior nível desde 2008/2009.

O rendimento da lavoura em outubro de 2020, porém, caiu 5,3% ante 2019, para 63,4 toneladas por hectare. No acumulado da safra 2020/21, entretanto, a produtividade agrícola na região ainda avança 2,4% ante o ano anterior, a 79,6 toneladas por hectare. “Ao considerar que cerca de 90% da área disponível já foi colhida neste ano, dificilmente a queda de rendimento por hectare esperada para os próximos meses de safra por conta da seca irá reverter o aumento de produtividade no ciclo 2020/2021”, afirma, em nota, o diretor técnico da Unica, Antonio de Padua Rodrigues.

AGROemDIA

O AGROemDIA é um site especializado no agrojornalismo, produzido por jornalistas com anos de experiência na cobertura do agro. Seu foco é a agropecuária, a agroindústria, a agricultura urbana, a agroecologia, a agricultura orgânica, a assistência técnica e a extensão rural, o cooperativismo, o meio ambiente, a pesquisa e a inovação tecnológica, o comércio exterior e as políticas públicas voltadas ao setor. O AGROemDIA é produzido em Brasília. E-mail: contato@agroemdia.com.br - (61) 99244.6832

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: