Morre no RS o pesquisador do IRGA Antonio Folgiarini de Rosso

Antonio Folgiarini de Rosso, pesquisador do Irga – Foto: Sérgio Pereira/Irga

Morreu no Rio Grande do Sul o pesquisador e engenheiro agrícola Antonio Folgiarini de Rosso, 64 anos, servidor do Instituto Rio Grandense do Arroz (IRGA). Em nota, a instituição lamenta o falecimento.

Abaixo, o comunicado do Irga:

“O Instituto Rio Grandense do Arroz lamenta a perda do pesquisador e engenheiro agrônomo Antonio Folgiarini de Rosso, aos 64 anos. Servidor da autarquia por mais de 30 anos, ele faleceu na noite desta quarta-feira (25), após uma longa batalha contra um câncer. Além de grande pesquisador, Rosso era muito querido pelos colegas.

O pesquisador ingressou na autarquia em junho de 1984. Sua trajetória no Irga está marcada pela pesquisa, mais precisamente na Seção de Melhoramento da Estação Experimental do Arroz, em Cachoeirinha. Publicou mais de 60 trabalhos, participando do desenvolvimento de novas cultivares de arroz irrigado. Uma delas foi a variedade IRGA 424, lançada em 2007.

Em 2017, Rosso recebeu dois prêmios por seu trabalho: a “Pá do Arroz”, da Federarroz, e “O Futuro da Terra”, do Jornal do Comércio.  Neste último, em seu discurso de agradecimento, reconheceu o trabalho dos colegas: “Recebo esse prêmio com muita honra. E quero dedicá-lo a todos os colegas do Irga, por nosso trabalho em equipe. O que a gente obtém é resultado do esforço de toda uma equipe, de uma instituição inteira”.

O velório ocorre no Memorial da Colina, em Cachoeirinha, mas está restrito à participação de familiares. A cremação está marcada para as 16h30.

A Diretoria Executiva do Irga, em nome de todos os funcionários e servidores da autarquia, manifesta seu mais profundo pesar pelo falecimento e presta suas sinceras condolências aos familiares e amigos do sempre querido colega Antonio Folgiarini Rosso.”

AGROemDIA

O AGROemDIA é um site especializado no agrojornalismo, produzido por jornalistas com anos de experiência na cobertura do agro. Seu foco é a agropecuária, a agroindústria, a agricultura urbana, a agroecologia, a agricultura orgânica, a assistência técnica e a extensão rural, o cooperativismo, o meio ambiente, a pesquisa e a inovação tecnológica, o comércio exterior e as políticas públicas voltadas ao setor. O AGROemDIA é produzido em Brasília. E-mail: contato@agroemdia.com.br - (61) 99244.6832

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: