Agricultura familiar gaúcha pede apoio do Mapa para enfrentar estiagem
O presidente da Frente Parlamentar da Agricultura Familiar, deputado Heitor Schuch (PSB/RS), e a Federação dos Trabalhadores na Agricultura (Fetag/RS) terão audiência virtual, às 15h da próxima quinta-feira 21, com a ministra da Agricultura, Tereza Cristina, para reforçar o pedido de medidas de apoio aos agricultores afetados pela estiagem no Rio Grande do Sul.
Entre as reivindicações que serão apresentadas ao governo estão suplementação de recursos para o Pronaf Mais Alimentos; reformulação do crédito emergencial para a estiagem; início imediato da contratação dos projetos do Terra Brasil (PNCF); aumento do limite por agricultor para comercializar produtos para o PNAE (merenda escolar) e reajuste na renda dos agricultores para enquadramento na DAP.
De acordo com o deputado, mesmo com as chuvas esparsas registradas nos últimos dias no RS, a situação de seca em algumas regiões é grave, com muitos municípios realizando levantamento das perdas para editar decreto de emergência.
“Os agricultores estão sofrendo com a falta de chuvas pelo segundo ano consecutivo. O governo precisa sinalizar com alguma medida concreta de ajuda”, reforça Schuch.